Notcias

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

2018 2017 2016 2015 2014 2013

Últimas notícias

Buscar

Notícias

Colheita da soja comea em Gois

25/01/2016
1298980413-10105610.jpg

 

A colheita da safra 2015/2016 de soja começou nesta semana no estado de Goiás. De acordo com a Associação dos Produtores do estado (Aprosoja-GO), a expectativa é de uma produção recorde, de 9,8 milhões de toneladas, o que seria um crescimento de 13,6% em relação à temporada 2014/2015.

“Apesar dos problemas climáticos iniciais, a maior parte do Estado está tendo uma safra bastante interessante, com boas perspectivas de produtividade", afirma o consultor técnico da Aprosoja-GO, Cristiano Palavro, em nota divulgada pela entidade.

O trabalho de campo feito até agora é considerado pontual, concentrado em áreas irrigadas plantadas no início do mês de outubro. As máquinas estão nas lavouras em municípios como Cristalina, no entorno do Distrito Federal, e em Jataí e Rio Verde, na região sudoeste do estado.

A expectativa é de que a colheita atinja seu auge na segunda quinzena de fevereiro. A maior parte das lavouras, informa a Aprosoja-GO, ainda está em fase de florescimento e enchimento dos grãos. E nas áreas ao norte e noroeste do estado, as lavouras foram semeadas até 15 de janeiro depois da prorrogação do calendário de plantio.

"Os produtores devem ficar atentos com a possível pressão de ferrugem asiática, potencializada pelo atraso no plantio e a forte umidade neste mês. Também merecem atenção o complexo de lagartas, percevejos e as doenças de final de ciclo", recomenda o presidente da entidade.

Milho
A Aprosoja-GO informou ainda que a estiagem que causou atrasos no plantio da soja em Goiás levou produtores a desistirem de semear a oleaginosa em alguma áreas do norte e nordeste do estado, mesmo com o calendário de plantio estendido. A opção foi substituir pelo milho, que encontra melhores condições de desenvolvimento neste período.

A entidade não informou no comunicado qual a sua projeção para a safra de milho do estado diante da situação.

Fonte: Globo Rural

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: