Notícias

Comea campanha do Dia de Cooperar Dia C 2016

18/04/2016
selo-assinatura-dia-c-356315.jpg

 

O lançamento do Dia de Cooperar – Dia 2016 aconteceu no dia 5 de abril na Casa do Cooperativismo. A campanha que neste ano será realizada nos 26 Estados e Distrito Federal ganha novo fôlego em Goiás, cuja expectativa do Sistema OCB/SESCOOP-GO superar as adesões de cooperativas de 2015. Um grande trabalho está em curso para que isso ocorra. Neste ano, o Dia C será realizado no Jardim Zoológico de Goiânia, no dia 2 de julho, data em que também é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. Uma equipe do SESCOOP/GO está posicionada para dar suporte para as cooperativas quanto a realização da inscrição, documentação dos projetos, entre outros.

Logo na abertura do evento, o presidente Sistema OCB/SESCOOP-GO, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza enfatizou que o sucesso do Dia de Cooperar, em Goiás e em todo o Brasil é a credibilidade que as cooperativas dão a ele. “Nós presenciamos muitas campanhas em que a solidariedade não chega a quem precisa e no caso do Dia C temos comprovado que os benefícios chegam onde devem chegar. Por isso o sucesso do evento”, ressaltou.

Joaquim Guilherme relatou ainda que o sucesso do Dia C em Goiás coroa um trabalho que em muitos casos começa antes da campanha do Dia de Cooperar ser iniciado e faz a diferença na vida das pessoas. “As pessoas querem participar e serem solidárias, mas só o fazem onde encontram terreno fértil para isso”, destacou. Ele ressalta que as expectativas para o Dia C deste ano são as melhores possíveis.

Voluntariado

Explicar o que é ser voluntário e diferenciar o voluntário de quem faz ajudas eventuais foi a tarefa do  gerente do Centro de Formação de Voluntários da OVG, Wellington Divino. Durante a palestra “A importância do trabalho voluntário nos dias atuais”, ele mostrou como ser voluntário faz a diferença na vida de quem realiza o trabalho e de quem recebe.

Foi com exemplos da própria família, amigos e experiências do dia a dia do Centro de Formação que ele explicou que ser voluntário é aquela pessoa doa seu tempo, seu trabalho e seu talento com responsabilidade, comprometimento e solidariedade. “A instituição ou pessoa que está sendo assistido por um voluntário espera e conta com aquela assistência. Esses são diferentes daquelas pessoas que são movidos apenas por épocas como Natal, Dia das Mães e Dia do Idoso, que vão dão um abraço, fazem um carinho ou levam uma cesta básica e nunca mais aparecem”, relatou.

Ao elencar o trabalho realizado pelas cooperativas através do Dia C, ele disse que é completamente encantado pela iniciativa do Sistema OCB/SESCOOP-GO, porque além de fazer a diferença na vida das pessoas, ser voluntário é praticar a cidadania. “É isso que a campanha do Dia C promove cidadania, acolhimento”, destacou.

Wellington relatou ainda, que o número de pessoas envolvidas com o trabalho voluntário no Brasil é cada vez maior. Haja vista que se propaga a cultura da cidadania nas escolas desde a educação infantil. " Isso tende a melhorar cada vez mais, até chegarmos nos patamares da Europa e Estados Unidos onde as universidades e empresas valorizam mais os profissionais que realizam algum tipo de trabalho voluntário", explicou ele.


Apoio

Para encerrar o evento, o assessor de imprensa Guilherme Costa, apresentou as diretrizes do Sistema OCB para a realização do Dia C em todo o País e informou aos presentes quais os canais de contato para envio de informações e solicitação de apoio para divulgação na imprensa local e nacional.

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: