Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Comitê Elas pelo Coop Goiás divulga programação de ações para 2022

08/03/2022
elas-521541.png


No mês de março, marcado pelo Dia Internacional da Mulher, o Sistema OCB/GO realiza por meio do Comitê de Mulheres Cooperativistas uma roda de conversa que vai tratar do tema: A Atuação Feminina no Cooperativismo - Conquistas e Desafios. O evento será no dia 15, às 16h, em formato on-line. Mas as ações do comitê não param por aí, este é apenas um dos eventos que elas têm programados para 2022.  

O evento terá a participação de duas debatedoras, Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do SESCOOP Nacional e Maria Vandalva, conselheira do SESCOOP/BA. Além delas, também terá a participação de uma membra do comitê goiano como mediadora. O evento será gratuito, para fazer sua inscrição, clique aqui.  

A coordenadora do Comitê de Mulheres e secretária executiva da Central Sicredi Brasil Central, Francynelly Pessoni, explica que o grupo tem trabalhado em sintonia com outros estados e também com o Sistema OCB Nacional. Prova disso é a nova nomenclatura usada pelo comitê regional, que agora passa a ser Elas pelo Coop Goiás. “Essa é uma novidade que trabalha a unificação também da marca visual do movimento das mulheres que fazem parte do coop em todo o Brasil”, explica. 

O comitê Elas pelo Coop Goiás já estruturou uma programação para o ano de 2022. E uma parte importante das ações, segundo Francynelly, é a realização de cursos de formação voltados especificamente para as mulheres. Em parceria com o SESCOOP/GO estão planejadas para 2022 ações como o Programa de Formação de Lideranças Femininas no Cooperativismo (previsto para julho),  Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas (previsto para setembro) e uma Live temática no mês de outubro.

Participação

De acordo com Francynelly, um dos objetivos do Elas pelo Coop Goiás é incentivar a participação de mais mulheres dentro do comitê. “Com isso podemos entender, por exemplo, qual a demanda de cursos voltados para elas”, aponta. Para isso, o Elas pelo Coop Goiás possui um grupo de Whatsapp aberto para a participação de filhas e companheiras de cooperados; cooperadas e colaboradoras de cooperativas. (para solicitar a participação, acesse o grupo pelo QR Code abaixo)

“O objetivo é a troca de experiências, divulgação de ações do comitê, divulgação de eventos, estimular a geração de ideias e ações para reforçar a presença da mulher no cooperativismo goiano”, explica a coordenadora do Comitê.

O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira afirma que de acordo com um levantamento recente, 16% dos cargos de conselho e diretoria das cooperativas goianas são ocupados por mulheres, nas presidências o número é de 10% de ocupação. “São números que nos estimulam a aumentar o trabalho para ter mais mulheres cooperadas e também nos cargos de gestão. Por isso temos uma expectativa muito grande no Comitê Elas pelo Coop Goiás. Vamos trabalhar firme com a criação de cursos de capacitação para mulheres na área de liderança e gestão das nossas cooperativas”, afirma.

Selo 

As ações de protagonismo feminino realizadas pelo Sistema OCB/GO já receberam reconhecimento. Em 2021, o SESCOOP/GO foi certificado com o selo Women on Board (WOB), iniciativa apoiada pela ONU Mulheres e que reconhece empresas e instituições com pelo menos duas mulheres em seus conselhos administrativos ou consultivos. A certificação da entidade foi devida a participação no conselho de administração do SESCOOP/GO de duas integrantes efetivas, Lara Karolina da Silva Vieira (Sicoob Goiás Central) e Maria Luiza Rebelo Pinheiro de Lemos Vieira (Unimed Goiânia). 

Além do conselho de administração, que foi objeto da certificação do Women on Board, o SESCOOP/GO ainda conta no conselho fiscal com Andreia Elainy de S. Lima (Sicoob Credi-SGPA), que também é membra efetiva.

Serviço

A Atuação Feminina no Cooperativismo - Conquistas e Desafios
Dia: 15/03
Horário: 16h
Convidadas: Debora Ingrisano - Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do SESCOOP Nacional e Maria Vandalva - Conselheira do SESCOOP/BA

Participe do grupo de discussão Elas pelo Coop Goiás






Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: