Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Complem valoriza mão de obra e garante competitividade

24/09/2020
whatsapp-image-2020-09-24-at-16-1213046.jpeg


Competitividade e os desafios do mercado impulsionam cada vez mais empresas a investirem na capacitação profissional de seus colaboradores. Com a Complem não é diferente. O Conselho de Administração tem oferecido oportunidades para melhorar o desempenho de seu time e, como consequência, espera resultados que deverão refletir lá na ponta, ou seja, que gerem benefícios tanto para a cooperativa quanto para o associado.       

Hoje, praticamente todos os setores participam dessa qualificação através de bolsas de estudo oferecidas pela Complem: administrativo, financeiro, recursos humanos, comercial, agrícola, industrial, controle de qualidade, assistência técnica, panificação, enfim, são cerca de 20 profissionais, alguns concluindo graduação superior e outros, pós-graduação e MBA.       

Em todos os casos, a Complem busca parcerias para garantir que o colaborador conclua o curso que vai auxiliá-lo em suas tarefas diárias na Cooperativa. “Investir em processos é necessário em qualquer área de uma corporação, mas investir no material humano é ainda mais vantajoso, porque colaborador preparado para o mercado saberá desenvolver processos e buscará as ferramentas necessárias que o trabalho exige,” completou Sérgio Penido, presidente do Conselho.       

Ana Karolina Rodrigues Urzeda é encarregada de produção e controle de qualidade do Supermercado. Está na Cooperativa há 4 anos e 4 meses e enxerga nessa chance de fazer um MBA em Gestão de Pessoas e Lideranças uma grande oportunidade para sua carreira: “hoje sou responsável por 85 colaboradores de todo o Supermercado e saber lidar com pessoas é muito válido tanto para mim quanto para os outros. É necessária a boa convivência e uma boa administração para melhorar o ambiente organizacional,” enfatizou Ana Karolina.       

Nos dias atuais qualquer segmento de atividade empresarial requer condições de competitividade cada vez mais desafiadoras. Pessoal capacitado é sinônimo de melhores serviços e produtos, ou seja, resultados consistentes. “Para o Conselho de Administração o ativo mais valioso de uma empresa é constituído pelas pessoas que nela trabalham. São elas que responderão pela imagem que a Cooperativa passará ao mercado, portanto, o investimento é inevitável, uma via de mão dupla,” afirmou Sérgio Penido.       

A educação é bastante valorizada pela Complem, não apenas através de bolsas de estudos para dirigentes e colaboradores como também, nos estágios. Hoje, a Cooperativa oferece dois tipos de estágio: o obrigatório (que faz parte da grade curricular de cursos de nível técnico e superior) e o não obrigatório (que é remunerado), ambos realizados em parcerias com instituições de ensino, como por exemplo, o Instituto Federal Goiano. Segundo o departamento de Recursos Humanos, as vagas para estágios surgem de acordo com demanda e oferta, sendo as principais nos setores de Controle de Qualidade do laticínio, Controle de Qualidade do supermercado da Matriz, agropecuária ligada ao departamento de apoio ao cooperado, nutrição animal e fábrica de ração e suplementos minerais. Em setembro três estudantes da área agrícola deverão iniciar o estágio obrigatório.       

“Hoje, contamos com quatro estagiários remunerados, sendo dois no setor de Tecnologia da Informação e dois na Horta Comunitária, projeto ligado também à Feira da Agricultura Familiar Complem. As vagas foram preenchidas após publicação de edital divulgado em nossas redes sociais e também pelo IF, como inscrições, provas, entrevistas e divulgação dos aprovados. Tudo realizado através de um rigoroso processo seletivo. Essa iniciativa faz parte do plano de ação da atual gestão que acredita no potencial de cada um, principalmente do jovem que pode, no futuro, ser um colaborador da Cooperativa,” acrescentou Aledir Eulália de Mendonça Silva, gerente de RH.       

Um grande exemplo é Leonardo Daniel de Souza, diretor de produção desde 2016 começando seus trabalhos na Cooperativa em 2005, através de estágio. Engenheiro Agrônomo por formação terminou o estágio e foi contratado. Por algum tempo trabalhou na loja agropecuária prestando seus serviços aos cooperados e, como cooperado, agora faz parte da diretoria executiva da Complem. O jovem diretor integra o grupo de 20 pessoas que fazem parte do Programa de Educação Continuada da Cooperativa: “estou investindo no MBA em Gestão Comercial para enfrentar novos desafios e contribuir cada vez mais com a nossa Cooperativa. Uma oportunidade que faz toda a diferença nesse processo de gestão,” concluiu o diretor.       

Exemplo que motiva os jovens estagiários da Complem, como Dayanne Bleidão e Jakelline Sousa que estão cursando o 5º período de Ciências da Computação. “Vejo aqui uma grande oportunidade de especialização e o principal: adquirir experiência, tão exigida pelo mercado. Além do mais, ter no currículo um estágio em uma das maiores Cooperativas do Centro-Oeste é outro nível,” comemorou Jakelline, estagiária de T.I.

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: