Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB-GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Congresso comemora Dia Internacional do Cooperativismo em sessão solene

01/07/2016

O Congresso promove sessão solene conjunta na quinta-feira (7), às 11h, para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo - celebrado neste ano em 2 de julho - e os 47 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A sessão será realizada no Plenário do Senado.

Criada em 1969, a OCB é responsável pela promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista no país. Essas cooperativas atuam na agropecuária, saúde, trabalho, educação, habitação, crédito, consumo, serviços, eletrificação e telecomunicação.

A criação da OCB ocorreu durante o 4º Congresso Brasileiro de Cooperativismo, realizado em 1969. A entidade substituiu a então Associação Brasileira de Cooperativas (Abcoop) e a União Nacional de Cooperativas (Unasco).

Já o Dia Internacional do Cooperativismo foi instituído em l923, durante o Congresso da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), comemorado no primeiro sábado de julho.
Na história do cooperativismo no Brasil, os jesuítas se destacaram formando grupos de sociedade solidária, já em 1610.

Mas foi somente em 1847 que surgiu no país o movimento cooperativista que seguia os modelos europeus, baseados no trabalho associativo e na experiência de atividades familiares comunitárias. Esse movimento começou no interior do Paraná. O Rio Grande do Sul também implantou um modelo de cooperativismo em 1902, fundamentado nos trabalhos desenvolvidos junto a pequenas comunidades rurais e vilas na Alemanha. Nesse mesmo ano, surgiram as cooperativas de crédito gaúchas e, em 1906, nasceram as cooperativas rurais, idealizadas por produtores agropecuários.

Na década de 1950, se disseminou no país o modelo de cooperativa de crédito mútuo, criado pelo canadense Alphonse Desjardins (1854-1920) e, por isso, chamado de Desjardiano. Sua principal característica é a existência de vínculos entre os sócios, reunindo grupos homogêneos como os de clubes, trabalhadores de uma mesma fábrica ou funcionários públicos, entre outros.

Fonte: Agência Senado 

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: