Notícias

Conservao do solo tema de palestra promovida pela Aeago

14/04/2015

Os produtores goianos devem estar mais atentos às regras conservação e manejo do solo e da água para se manterem competitivos no cenário nacional e internacional. A proposta vai ser apresentada pelo doutor em Ciências do Solo e pesquisador científico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Solos), do Rio de Janeiro, Pedro Luiz de Freitas, durante palestra em comemoração aos 50 anos da Associação dos  Engenheiros Agrônomos de Goiás (Aeago), no dia 15 de abril, no Centro de Treinamento da Emater. O evento, realizado a partir das 14 horas, tem entrada gratuita. 

O presidente da Aeago, Luiz Fernando de Mattos Pimenta, destaca que a promoção de discussões que qualifiquem e atualizem os engenheiros agrônomos em temas relacionados ao uso racional dos recursos naturais, principalmente do solo e da água, estão entre as principais bandeiras de atuação da entidade. “Dominar este debate já é um diferencial do profissional da Agronomia. Vamos focar em palestrar que levem este conhecimento aos nossos associados. Por conta do cinquentenário da Aeago, será uma palestra a cada mês. Queremos nossos parceiros afinados com as principais discussões de área”, explica. 

O professor do curso de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Rogério Almeida, diz que a palestra do representante da Embrapa Solo, Pedro Luiz de Freitas, deve abordar ainda a agricultura conservacionista, considerada uma das responsáveis pelo avanço no desenvolvimento agrícola das últimas décadas. “Trata-se de processos tecnológicos que objetivam preservar, melhorar e otimizar os recursos naturais, mediante o manejo integrado do solo, da água e da biodiversidade, compatibilizado com o uso de insumos externos. Este é o caminho para competividade das nossas lavouras e um tema bastante interessante”, diz. 

A palestra é realizada em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e marca as comemorações do Dia Nacional de Conservação do Solo. Este será a segunda de uma série de sete debates que a Aeago promove neste ano para os seus associados. No próximo mês, a discussão terá como tema a utilização da agricultura de irrigação e o abastecimento no Estado de Goiás, onde estará em debate a relação do agronegócio com o uso sustentável da água, apreciado o Plano Estadual de Recursos Hídricos e o programa estadual de microbacias.  

Palestra
Conservação e Manejo do solo, no ano internacional do solo
Data: 15 de abril, quarta-feira
Horário: 14 horas
Local: Centro de Treinamento da Emater (Campus Samambaia – UFG)
Maiores informações: 3218 - 2914 ou 8149-7086 (Ricardo)


Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: