Notícias

Construo do CDU em processo de Certificao LEED

07/01/2016
leed-logo-314171815.png

 

O Centro de Diagnóstico Unimed Goiânia está implantando a Certificação LEED para que o edifício seja ambientalmente responsável, economicamente sustentável e ofereça espaços saudáveis para se trabalhar e viver. O LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design) é um referencial técnico norte-americano elaborado pelo United States Green Building Council (USGBC), organização não governamental que reúne líderes de mercado no setor da construção e da arquitetura com a finalidade de desenvolver critérios mínimos e parâmetros para avaliação e comparação entre edifícios sustentáveis e de alta performance.

Com a implantação do LEED, é possível reduzir sensivelmente os custos relacionados ao consumo de água e energia do empreendimento; proporcionar um melhor ambiente de trabalho no que tange o conforto termoacústico, qualidade do ar, iluminação adequada, aberturas suficientes à paisagem, ventilação e iluminação natural; promover a conscientização referente ao uso dos automóveis disponibilizando caronas, transporte coletivo, vagas preferenciais destinadas aos veículos com baixa emissão ou veículos elétricos; promover de forma adequada a integração do edifício com o meio urbano, reduzindo impactos relacionados à gestão de águas pluviais, áreas verdes e recuperação de biodiversidade, áreas livres de construção para promoção da integração entre usuários e comunidade; reduzir o impacto do ambiente durante as atividades de obra, com a correta destinação de resíduos, planos para prevenção de poluição relacionada à atividades de obra, recuperação de terrenos contaminados, entre outros.

A sociedade também é beneficiada porque, para ter a certificação, a empresa precisa agir na proteção e restauro dos ecossistemas e da biodiversidade; investir na melhoria da qualidade do ar e da água; reduzir a geração de resíduos sólidos; e conservar os recursos naturais.

"Com isso, a Cooperativa também reduz os custos operacionais; aumenta o valor ativo e o lucro; melhora a produtividade e satisfação do usuário; e otimiza o desempenho econômico do prédio durante seu ciclo de vida", explicam os integrantes do Conselho de Administração da Unimed Goiânia.

De acordo com o GBC Brasil, existem 306 edifícios já certificados e outros 737 em processo de certificação em todo país. Entre esses, 34 estão no setor de saúde, incluindo hospitais e laboratórios. Na região Centro-Oeste, apenas 2 e no Sistema Unimed, apenas um hospital no Rio de Janeiro.

Fonte: Unimed Goiânia

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: