Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Notícias

Coop economiza R$ 1,4 milho com gasto de energia eltrica

29/01/2016

No ano passado, a Coop – Cooperativa de Consumo implementou uma série de medidas como forma de reduzir os gastos com a energia elétrica. Como resultado, a economia registrada em 2015 – versus o gasto do ano anterior  - foi de 9%, impulsionada principalmente pela estratégia de compra de energia elétrica no mercado livre que poupou o desembolso de R$ 1,4 milhão no exercício.

A  implantação gradativa de luminárias LED nas unidades também foi outra medida adotada, o que reduziu a fatura mensal em 10%, da mesma forma que a modernização da cadeia de frio alimentar em algumas lojas fez a conta de luz pesar bem menos no orçamento.

Para se ter ideia, o valor da conta da unidade Joaquim Nabuco, em São Bernardo do Campo, baixou em 21% com a instalação de lâmpadas com tecnologia LED , novos sistemas de refrigeração e ar condicionado. "A avaliação dos resultados superou as expectativas, pois nos coloca à frente da concorrência em termos de eficiência energética”, destaca a engenheira Viviane Chicano.

Para este ano, no entanto, a meta é economizar 20% e para isso, até o mês de  abril, o número de lojas integradas ao mercado livre saltará de 17 para 24 unidades, sem contar o Centro Administrativo, em Santo André.  Será nesse período também que o projeto de iluminação será concluído e a tecnologia LED passa a estar presente em todos os pontos de distribuição, além da modernização da cadeia de frio de outras seis lojas e implantação de novo sistema de ar condicionado.

Estruturado com regras definidas pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, o mercado livre é um segmento do setor elétrico onde as operações de compra e venda de energia elétrica ocorrem por meio de contratos livremente negociados entre o comprador e vendedor. Nesse ambiente, a empresa pode escolher de quem quer comprar, quanto necessita de energia para suas operações e pode negociar até o prazo. Diferente do que ocorrem com os consumidores residenciais, sujeitos às tarifas impostas pelas concessionárias.

Fonte: Easycoop

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: