Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Cooperativa Mirim recebe prêmio nacional

01/03/2019

Você já ouviu falar que a educação pode mudar o mundo? Pois é, o cooperativismo acredita que isso é possível, sim, e pelo resultado do 12º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, essa ideia vai longe! É que o Instituto Sicoob ficou em primeiro lugar na categoria Empreendedorismo Educacional, com o programa Cooperativa Mirim, que contou com o apoio do Sescoop na elaboração de sua metodologia.

A premiação ocorreu em Curitiba, no dia 12/2, e reconhece iniciativas inovadoras sustentáveis que contribuem para o desenvolvimento da sociedade. E onde é que a educação entra nisso? Simples: o programa busca incentivar alunos a se unirem voluntariamente visando satisfazer aspirações e necessidades educacionais, sociais e culturais comuns por meio da vivência e prática do cooperativismo. E quando muitos se juntam para cooperar em prol da realização de um sonho, a realidade é apenas consequência do aprendizado obtido graças à construção coletiva.

Essa é uma das conquistas dos alunos que participam do programa Cooperativa Mirim. Eles são instruídos por um professor orientador que dá todo auxílio na condução e coordenação dos processos de gestão da cooperativa escolar dos jovens. As tarefas são realizadas pelos próprios alunos que desenvolvem competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica que dissemina os princípios do cooperativismo e empreendedorismo, harmonizando-os aos interesses da comunidade e, por fim, obtendo responsabilidades sociais, morais e econômicas.

Ao assumirem esses papeis na gestão e na liderança de um projeto pedagógico cooperativo, os jovens não só aprendem a atuar nesse modelo de empreendimento coletivo, mas também a serem pessoas comprometidas com o sucesso do outro e do país.
 
INFLUÊNCIA

Solange Pinzon de Carvalho Martins, que tem em sua trajetória os cargos de conselheira e presidente do Instituto Sicoob, além de também presidir o Sicoob Meridional, cooperativa que é referência na execução do programa Cooperativa Mirim, destaca que a conquista serve como reconhecimento de um trabalho sério desenvolvido há anos.
“Esse prêmio veio coroar um belíssimo trabalho iniciado lá atrás e que, a cada dia, cresce em importância, dada a relevância na formação de nossos futuros líderes. Uma criança que vivencia um trabalho baseado na cooperação e assimila os valores do cooperativismo certamente se tornará um cidadão capaz de transformar e influenciar o mundo em volta dele”, avalia Solange.
 
PROFISSIONALISMO

O superintendente do Instituo Sicoob, Luiz Edson Feltrim, reconhece que a premiação é fruto da atuação da equipe que se dedica, com profissionalismo, para divulgar a cultura cooperativista por meio de várias iniciativas, entre elas, a Cooperativa Mirim, que tem feito diferença onde é aplicada. “O prêmio recebido é motivo de orgulho para todos nós do Instituto Sicoob”, enfatiza Feltrim.
 
SOBRE O PROGRAMA

O Programa Cooperativa Mirim está voltado para a formação de crianças e jovens e seu foco de atuação é a experiência comunitária, fortalecida pelo desenvolvimento da cooperação, da cidadania, do protagonismo e da autonomia, habilidades requeridas para a participação na vida pública. Para realizar seus objetivos, promove aprendizagens que favoreçam a iniciativa, a comunicação, a sociabilidade, a liderança e a reflexão dos estudantes sobre a sua prática, a partir de pressupostos cooperativistas. (Fonte: Coleção Trajetórias Cooperativas - Guia do Professor Orientador, pág 12)
 
SESCOOP/PR

No Paraná, o Instituto Sicoob existe desde 2004 com o objetivo de difundir a cultura cooperativista e promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades. Hoje, juntamente com o Sescoop/PR acompanha 19 cooperativas escolares. O Instituto também apoia escolas do Pará na sensibilização de escolas interessadas no programa.
 
SOBRE O PRÊMIO

O Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável reconhece iniciativas inovadoras sustentáveis que contribuem para o desenvolvimento da sociedade. O Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE – Escola de Negócios) é o responsável pela premiação e tem como princípio a realização de ações que incentivem a inovação sustentável.

Fonte: Somos Cooperativismo (Com informações do Instituto Sicoob)

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: