Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Cooperativas de transporte por aplicativo querem criar central

04/07/2022
prorrogado-34101813.png


O superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes e o coordenador de cooperativismo da OCB/GO, Daniel Cavalier, estiveram do 1º Fórum Nacional de Cooperativas de Transporte por Aplicativos, na sexta-feira (1º), em Goiânia. Os dois explicaram aos participantes como é a atuação da entidade e também falaram sobre a legislação cooperativista. Participaram cerca de 20 cooperativas de todo o país. A intenção delas é criar uma central.  

Para o superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes, a criação da central de cooperativas de transporte por aplicativo pode ser uma grande oportunidade. “Primeira vantagem é que eles vão poder criar um único aplicativo. Um app brasileiro, das cooperativas locais, dos motoristas. Isso seria excelente, eles seriam donos e vão aumentar a renda própria”, aponta. 

Mas Jubrair ressalta outra vantagem que somente o modelo cooperativista oferece. “Outra oportunidade é poder diminuir custos com a criação de uma central, as cooperativas podem fazer compras em escala, pneus, compras de combustível. Isso diminui custos e agrega valor. Pode dar muito certo e mudar a vida desses motoristas”, acrescenta. 

A criação da central ainda está em fase de estudo, mas o superintendente do Sistema OCB/GO lembra que as cooperativas terão todo o apoio da entidade. “Orientamos sobre toda a documentação necessária para a criação da central e, depois do registro, temos à disposição todo o respaldo dos nossos serviços de consultoria contábil, jurídica e formação profissional a esses motoristas. Temos também a consultoria administrativa em apoio da análise econômico financeira para esses gestores terem decisões mais assertivas e que vão alavancar a cooperativa”, detalha Jubrair. 

Goiás 

A organizadora do fórum foi a CoopGo (Cooperativa de Transporte de Passageiros Privado do Estado de Goiás). O presidente da cooperativa, Marcelo Conrado, explica que a central de cooperativas de transporte por aplicativos deve ter sede em Goiás. “Há um consenso de que o ideal é que essa central seja criada e instalada aqui em Goiás. Pela localização, pela proximidade com Brasília e com a OCB Nacional”, afirma. 

Marcelo analisa que as grandes empresas que exploram o serviço de aplicativos de transporte urbano no Brasil são todas estrangeiras. “Há uma evasão de recursos na ordem de cinquenta bilhões de reais para a outros países”, aponta. Então, segundo ele, a existência de uma central de cooperativas de transporte de aplicativos pode fazer com que o rendimento fique no país. "Ela beneficia a economia brasileira, beneficia os motoristas, beneficia a mobilidade urbana e traz a melhoria de qualidade de vida para a população”, completa.  

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: