Notícias

Cooperativas: futuro sustentvel depende de gesto de alto nvel

22/08/2017
dsc-0106-4717122.JPG


Investimento em gestão e governança de alto nível, com a separação entre o Conselho de Administração e o executivo, é fundamental para o futuro sustentável das cooperativas. O assunto foi foco de palestra no 2º Seminário Goiano de Excelência em Gestão, realizado nesta segunda e terça-feira, na sede do Sistema OCB/SESCOOP-GO.

O cooperativista Luiz Lourenço, presidente do Conselho de Administração da cooperativa paranaense Cocamar, apresentou, para dirigentes goianos, como foi a evolução da sociedade cooperativista, a partir do trabalho de governança, implantado, efetivamente, há quatro anos. A Cocamar é uma das mais importantes cooperativas agropecuárias do País e, há doze, anos iniciou o processo de profissionalização da gestão.

“Há uma complexidade hoje, porque as cooperativas têm faturamento muito alto e o agricultor cooperado não tem condições de dirigir essa empresa. O trabalho que a nossa cooperativa em Maringá fez foi profissionalizar, contratar os diretores executivos para que toquem a cooperativa no dia a dia e o conselho de Administração seja o guardião das decisões deles”, destacou Luiz Lourenço.

Dezenas de dirigentes de cooperativas goianas participaram presencialmente do segundo Seminário Goiano de Excelência em gestão, que também é transmitido, ao vivo, pelo canal Goiás Cooperativo, no You Tube.

Programação
Nessa terça-feira (22), a programação do seminário segue com o tema "Conhecendo o PDGC e o Instrumento de Avaliação". O palestrante e facilitador do dia será Marcos Antônio Rodrigues Massaro, Administrador e Consultor da Scire Desenvolvimento Gerencial Ltda-ME, que atua no ramo de Capacitação e Desenvolvimento Gerencial, disseminando o Modelo de Excelência da Gestão - MEG. 

O objetivo do 2º Seminário Goiano de Excelência em Gestão é discutir e promover a troca de experiências sobre a importância da excelência da gestão e da governança para o desenvolvimento sustentável das cooperativas. 

Os participantes serão orientados a fazer uma avaliação da cooperativa, baseada no Modelo de Excelência de Gestão (MEG), para responder ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) de forma mais efetiva. O seminário será realizado na Casa do Cooperativismo Goiano e terá duas etapas, uma na segunda-feira e outra na terça.

 

Veja, abaixo, algumas imagens do evento.






Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: