Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Cooperativas goianas e Sistema promovem revitalização do Jardim Botânico

24/09/2019
28-dia-c-4-1911125.jpeg


Com quase um milhão de metros quadrados, o Jardim Botânico de Goiânia representa a maior e mais importante área de conservação ambiental da cidade, mas estava sem manutenção, com vários equipamentos deteriorados e sem condições atrativas para a população. As cooperativas e o Sistema OCB/SESCOOP-GO decidiram então investir na revitalização do parque e se dividiram para custear todo o material usado na reforma, num investimento de cerca de R$ 80 mil. A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Goiânia, que assinou acordo de cooperação com o Sistema. O governo municipal foi responsável pelo levantamento das necessidades do parque e pela mão de obra do projeto, numa intercooperação também entre a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), a Companhia Municipal de Obras (Comurg) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).

O valor total da ação superou a marca de R$ 200 mil e incluiu 15 serviços diferentes no Jardim Botânico. Um dos destaques foi a reconstrução do deck, estrutura que fica sobre o lago, que é utilizada para realização de apresentações e eventos, públicos e particulares (veja a lista do que foi feito na reforma no quadro). 

A decisão de adotar o Jardim Botânico como prioridade para a ação do Dia C Goiás 2019 foi tomada de forma conjunta e democrática, entre o Sistema e diversas cooperativas, após terem o conhecimento das condições precárias em que o parque se encontrava, em reportagem na imprensa. Várias reuniões foram realizadas desde o ano passado, com a participação, sugestão e opinião de representantes das cooperativas que patrocinaram o projeto. 

E essa ação não deve parar por aí. O presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Luís Alberto Pereira, já afirmou o intuito de dar continuidade à parceria com a prefeitura, tanto para a manutenção do Jardim Botânico, como para investimento em outras ações. “As entidades, as empresas e a população, em geral, precisam colaborar com o poder público, de alguma forma, em causas nobres como essa, ligadas ao social e ao meio ambiente. E nós, no cooperativismo, estamos mais do que preparados para dar essa contribuição, porque nascemos da parceria de pessoas. A cooperação mútua está no nosso DNA. Por isso, não vamos parar por aqui. Estamos prontos para novas parcerias de interesse da comunidade e continuaremos nos envolvendo em novos projetos”, aponta. 

Entrega

A entrega da revitalização do Jardim Botânico foi realizada no dia 6 de julho, durante a celebração do Dia de Cooperar (Dia C Goiás 2019), no próprio local. Durante mais de quatro horas de comemorações, cerca de 3,2 mil pessoas passaram pelo parque e aproveitaram mais de 20 atividades para crianças e adultos, além de desfrutarem da exuberante beleza natural da maior área verde da capital.

Além de festejar o maior projeto de intercooperação do País, a sexta edição do Dia C Goiás também foi a maior em participação de cooperativas e número de atividades, desde a primeira realizada no Estado, em 2014.


Juntamente com o Sistema OCB/SESCOOP-GO, que organizou e coordenou o evento, 20 cooperativas ajudaram a fazer a festa desse ano. Elas reuniram mais de 230 voluntários para atender os visitantes, com atrações para todas das idades, desde lazer, com show musical e brincadeiras para crianças, atendimento e orientações sobre saúde, educação financeira, prestação de serviços e doações de diversos tipos de artigos (brinquedos, mudas de plantas, fraldas descartáveis, brindes, gostosuras e outros).

Cooperativas que investiram na reforma do Jardim Botânico:

Central Sicredi Brasil Central, Comigo, Complem, Coopanest-GO, Cooperbana, Sicoob Credisaúde, Sicoob Engecred-GO, Sicoob Lojicred, Sicoob Secovicred, Sicoob Unicentro Brasileira, Sicredi Cerrado e Unimed Goiânia. 


Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: