Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Cooperativas inauguram revitalização do Jardim Botânico, em evento para 3,2 mil pessoas

08/07/2019
img-3487-12451312.jpg


Mais de quatro horas de atrações, cerca de 20 atividades, para crianças e adultos, e distribuição de 15 tipos diferentes de atrativos, entre kits escolares e de higiene bucal, fraldas descartáveis, mudas e guloseimas. A sexta edição da festa do Dia de Cooperar – Dia C Goiás 2019 foi realizada no último sábado (6), em meio à exuberante beleza natural do Jardim Botânico, para celebrar a conclusão do projeto de revitalização da maior área verde de Goiânia.

Cerca de 3,2 mil pessoas passaram pela festa do Dia C Goiás no Jardim Botânico e puderam conferir as novas estruturas do parque. Entre as benfeitorias, estão a recuperação do deck e do anfiteatro, troca das coberturas do borboletário e do viveiro, reforma do relógio solar e da guarita, além da pintura de vasos e dos protetores de mudas.

Além disso, foi reconstruído o corrimão da trilha de acesso à Ilha das Flores, houve o plantio de novas mudas e a instalação de placas de identificação de 150 espécies. A sede administrativa do parque também foi pintada e o Museu Carpológico recebeu uma porta de vidro.

De acordo com o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Luís Alberto Pereira o projeto de revitalizar o Jardim Botânico é resultado da consciência social das cooperativas. “As cooperativas têm em seu DNA o interesse pela comunidade. Vimos por meio da imprensa que os equipamentos do Jardim Botânico estavam deteriorados e procuramos a prefeitura de Goiânia, por meio da Amma, para estabelecer uma parceria”, explica.

O prefeito iris Rezende exaltou a parceria que o poder público realizou com as cooperativas. “Isso aqui é o resultado da parceria entre poder público e privado, das cooperativas e a prefeitura que reconstruíram, reformaram e embelezaram essa área”, comentou.   

Entretenimento e serviços

Os visitantes do Jardim Botânico também foram beneficiados com atrações promovidas por 20 cooperativas, junto com o Sistema OCB/SESCOOP-GO, neste primeiro sábado de julho, data em que se comemorou o Dia Internacional do Cooperativismo. Cerca de 230 voluntários se empenharam para oferecer diversas brincadeiras, oficinas de bordado, feira de adoção de animais e distribuição de diversas gostosuras (pipoca, algodão-doce, picolés, salada de frutas, tapioca etc).

Na área da saúde e bem-estar, a população pôde aproveitar aferição de pressão e glicemia, avaliações posturais, sessões de auriculoterapia e aulas de ioga, alongamento e fortalecimento muscular, oficina de escovação e higiene bucal.

Ao longo da manhã, foram doadas fraldas descartáveis (geriátricas e pediátricas), livros e gibis para educação financeira, brinquedos, kits escolares e vários tipos de brindes. Teve ainda doação de 2 mil mudas de plantas do Cerrado e hortaliças, em parceria com a Amma, e de enxovais de bebê para mães carentes, entregues pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Dia C

Em sua sexta edição em Goiás, o Dia de Cooperar (Dia C) é realizado simultaneamente em todos os Estados do País. É o grande programa de responsabilidade social das cooperativas brasileiras, cujo objetivo é promover e estimular iniciativas voluntárias diversificadas, que estejam alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Essas ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas ao longo do ano e reunidas no Dia C. 

Em Goiás, o Dia de Cooperar tem o apoio do Sistema OCB/SESCOOP-GO, na capacitação, divulgação e valorização das práticas socioambientais das cooperativas. Em 2018, mais de 42 mil pessoas foram beneficiadas em todo o Estado, com iniciativas socioambientais realizadas por 41 cooperativas e mais de 3 mil voluntários.

Para celebrar os resultados desse projeto, uma vez por ano, no primeiro sábado de julho, é realizada a festa do Dia C. É um evento simultâneo em todos os Estados. 


Cooperativas participantes da festa do Dia C no Jardim Botânico

BORDANA
Oficina de bordado

COHACASB-GO   
Pintura de rosto

COMIGO  
Adoção de animais juntamente com a ONG SE77E VIDAS

COMPLEM
Degustação de produtos lácteos

COOPANEST-GO
Serviços de saúde

COOPERABS           
Degustação de tapioca

COOPERBANA   
Atividades lúdicas com criança

COOPERLANCIA
Serviços de saúde

FISIOATIVA
Massagem fisioterapêutica e orientações posturais

SICOOB ENGECRED-GO
Distribuição de lanches naturais

SICOOB CREDISAUDE       
Apoio

SICOOB LOJICRED 
Apoio

SICOOB SECOVICRED       
Parceria com  o Hemocentro para mobilização de doadores de sangue

SICOOB UNICENTRO BRASILERIA
Apoio

SICREDI CENTRAL  
Educação financeira com distribuição de gibis da Turma da Mônica

SICREDI CERRADO
Educação financeira com distribuição de gibis da Turma da Mônica

UNIMED GOIÂNIA
Aulão – Mude 1 hábito

UNIODONTO GOIÂNIA   
Projeto Sorriso

COOPMEGO           
Apoio

SICOOB CREDIADAG
Educação financeira 

Entidades participantes:

Sistema OCB/SESCOOP-GO
Organização, distribuição de picolés e brindes

AMMA   
Distribuição de 2 mil mudas

OVG           
Distribuição de 50 enxovais e cadastro de grávidas em condições de vulnerabilidade social



Cooperativas que patrocinaram a reforma do Jardim Botânico: 


Unimed Goiânia

Sicoob Unicentro Brasileira

Sicoob Lojicred

Sicoob Secovicred

Comigo

Complem

Central Sicredi Brasil Central

Sicredi Cerrado

Cooperbana

Instituto Sicoob

Coopanest-GO

Sicoob Credisaude

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: