Notcias

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

2018 2017 2016 2015 2014 2013

Últimas notícias

Buscar

Notícias

Cooperativas j podem aderir ao novo ciclo do PDGC

04/04/2016
pdgc-completo-1016121.jpg

O Sistema OCB deu início, nesta segunda-feira (4), ao ciclo 2016-2017 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). A proposta é voltada ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas e seu objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelo movimento cooperativista brasileiro.

O PDGC é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e sua execução ocorre com o apoio e expertise da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), instituição sem fins lucrativos que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independentemente do porte ou setor econômico.

A metodologia do PDGC está pautada no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da FNQ, um referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. O Programa é aplicado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua das cooperativas a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.

A excelência em gestão em qualquer organização, seja ela mercantil ou uma cooperativista, não ocorre de maneira instantânea. Trata-se de um processo gradual, um caminho a ser percorrido. E tendo como premissa o processo evolutivo, a metodologia da FNQ, adotada pelo Sescoop, possui quatro estágios de maturidade da gestão. 

Cada uma tem, de forma implícita, uma pontuação. Dessa forma, quando o relatório de autoavaliação traz o Índice Sescoop de Sustentabilidade Cooperativista (ISSC) de 75%, por exemplo, significa que a cooperativa atingiu 75% da pontuação máxima daquele nível.

Novidade
Para o ciclo 2016-2017, o PDCG conta com uma novidade muito importante: a ampliação do nível de maturidade da gestão. Do ciclo 2013 ao ciclo 2015, o Sescoop adotou somente o nível Primeiros Passos. A partir de agora, dois novos ciclos foram adotados: Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência. 

O compromisso é aplicável às cooperativas em estágios iniciais de evolução do seu sistema de gestão e começando a medir e a perceber as melhorias nos seus resultados. Já o do Rumo à Excelência é para as cooperativas, cujo sistema de gestão está em franca evolução e que já demonstrem competitividade e atendimento às expectativas das partes interessadas em vários resultados.

Capacitação
E para marcar a abertura oficial do ciclo 2016-2017 do PDGC, o Sistema OCB realizou uma capacitação destinada a 72 profissionais de suas 27 unidades estaduais, entre os dias 30 e 31 de março, na sede do Sistema Ocemg, em Minas Gerais. O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas, Susan Vilela, também participaram do treinamento. 

Os técnicos aprofundaram os conhecimentos sobre os questionários, a ferramenta do programa, a nova campanha institucional da iniciativa e, por fim, sobre a necessidade de sensibilizar as cooperativas de cada Estado para que façam a adesão ao programa.

Prêmio Excelência
O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é uma iniciativa do Sistema OCB, promovido a cada dois anos. Constitui-se no reconhecimento nacional às cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão e governança.

O Prêmio é dirigido às cooperativas singulares registradas e regulares com o Sistema OCB, avaliadas por meio dos mesmos instrumentos de avaliação adotados no PDGC. Constitui-se, então, em uma excelente oportunidade de obter o aprimoramento da gestão, ampliação da rede de relacionamentos e visibilidade para a cooperativa.

As cooperativas interessadas devem acessar o site do programa (clique aqui) e seguir o passo a passo disponível no portal.

Fonte: Brasil Cooperativo

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: