Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Notícias

Cooperativas minerais so exemplos de sucesso de arranjo produtivo local

08/12/2015

Formalização e organização da produção para sustentabilidade dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Base Mineral. Este é o tema do XII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, que ocorre paralelamente ao IX Encontro da RedeAPLmineral. Ambos os eventos que começaram nesta terça-feira (8), em Brasília, contam com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), uma das entidades apoiadoras.

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, frisou a importância dos avanços no diálogo junto ao Ministério de Minas e Energia, em especial da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. “Um dos grandes avanços foi o acordo de cooperação que firmamos em 2014, objetivando o desenvolvimento de ações voltadas à organização das cooperativas e capacitação de seus cooperados”, lembrou.

Segundo ele, grandes passos também foram dados no sentido de alinhar as demandas do setor e que precisam constar do novo marco do setor mineral. “Além disso, conseguimos ampliar nossa participação em fóruns, eventos técnicos e grupos de trabalho com a temática do desenvolvimento sustentável da atividade mineradora no país”, informa.

Renato Nobile agradeceu à RedeAPLmineral por considerar e disseminar o fato de que as cooperativas são atores indispensáveis no que diz respeito à observação de leis e promoção de desenvolvimento sustentável da atividade de exploração mineral em todas as regiões do Brasil. “Não tenho dúvida de que as cooperativas são o melhor modelo para a organização da produção de forma sustentável. Para além de todas as vantagens de uma cooperativa, temos a seu favor sua capacidade de envolver a comunidade no processo de agregação de valor da matéria-prima”, argumenta o superintendente.

Renato Nobile também parabenizou a RedeAPLmineral pela realização de uma das mais importantes ações de reconhecimentos do setor mineral: o Prêmio Melhores Práticas, cuja vencedora em 2013 foi a Cooperativa de Exploração Mineral de Morro da Fumaça/SC (Coopemi), presidida por Sérgio Pagnan, que também coordena o Conselho Consultivo do Ramo Mineral.

Por fim, o representante das cooperativas reforçou a necessidade de se trabalhar pela superação dos desafios internos e externos. “Internamente, o que precisa ser feito é o reforço da fidelização dos cooperados e a melhoria da gestão das cooperativas. E, considerando o cenário externo, temos de sensibilizar os órgãos reguladores sobre o papel do cooperativismo no processo de desenvolvimento sustentável da atividade mineral”, conclui Nobile.

Fonte: Brasil Cooperativo

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: