Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Cooperativas promovem mais de 30 atrações e serviços no Jardim Botânico, na festa do Dia C Goiás

05/07/2019
foto-maozinha-17716017.jpg


Quatro horas de atrações, cerca de 20 atividades, para crianças e adultos, e distribuição de 15 tipos diferentes de atrativos, entre kits escolares e de higiene bucal, camisetas, brindes, lanches e guloseimas. Tudo isso será oferecido em meio à exuberante beleza natural da maior área verde de Goiânia. A festa do Dia de Cooperar – Dia C Goiás 2019 está ainda mais especial neste ano, recheada de diversão e serviços para quem visitar o Jardim Botânico, no próximo sábado, dia 6 de julho, das 9 às 13 horas. 

A sexta edição do Dia C Goiás tornou-se a mais importante, até agora. Além da tradicional celebração, quando as cooperativas e o Sistema OCB/SESCOOP-GO reúnem-se para oferecer lazer e atendimento ao público, a campanha vai deixar um legado para a Região Metropolitana, com a entrega da revitalização do Jardim Botânico. O projeto foi financiado por 12 cooperativas goianas, em parceria com a Prefeitura de Goiânia, sob coordenação do Sistema.

Para celebrar essa ação de responsabilidade social e todas as outras realizadas pelas cooperativas em todo o Estado, 20 cooperativas vão se encontrar no parque, nesse primeiro sábado de julho, data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, para receber a população. 

São elas: Bordana, Central Sicredi Brasil Central, Sicredi Cerrado GO, Cohacasb-GO, Comigo, Complem, Coopanest-GO, Cooperabs, Cooperbana, Cooperlância, Coopmego, Fisioativa, Sicoob Crediadag, Sicoob Credisaúde, Sicoob Engecred-GO, Sicoob Unicentro Brasileira, Sicoob Lojicred, Sicoob Secovicred, Unimed Goiânia e Uniodonto Goiânia. São esperadas cerca de 3 mil pessoas durante as quatro horas de evento.

Destaques
A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas de Goiás (Coopanest-GO) e a Cooperativa de Trabalho dos Condutores de Ambulância e Profissionais da Área de Saúde de Goiás (Cooperlância) fizeram uma intercooperação em prol da saúde dos participantes do Dia C Goiás. Elas terão uma equipe de médicos e enfermeiros disponíveis no evento, para fazer aferição de pressão e teste de glicemia, nas tendas das cooperativas. 

Além disso, a Coopanest-GO investiu na compra de produtos e brindes, para presentear a comunidade. No evento, serão entregues 600 pacotes de fraldas descartáveis (pediátricas e geriátricas), 400 kits escolares (com lápis, borracha, apontador e régua), 200 viseiras, 200 bolinhas anti-stress (para quem fizer teste de glicemia), camisetas do Dia C e sacochilas.

A cooperativa também preparou atrações especiais para a garotada. Vai ter cama-elástica, piscina de bolinhas e personagens de super-heróis da Marvel, no parque. Enquanto brincam, as crianças vão praticar atividades de cooperação para, juntas, ganharem presentes da Coopanest-GO. A partir dessa dinâmica, serão distribuídos 500 brinquedos e outros itens variados, desde bolas, carrinhos, dominós, kit de maquiagem infantil, dentre outros.

Ainda na área da saúde, a Unimed Goiânia vai instalar uma grande tenda de sete metros quadrados para realizar o Aulão Saudável. Professores de Educação Física reunirão grupos de 25 a 30 pessoas para realizar atividades de ioga, alongamento e fortalecimento muscular, em colchonetes distribuídos por todo o espaço ocupado pela cooperativa. Cada aula durará até 50 minutos e os participantes ganharão uma camiseta da campanha “Mude 1 hábito”, que visa conscientizar a comunidade para a importância da adoção de práticas saudáveis.

Já a cooperativa de crédito Sicoob Secovicred fez parceria com o Hemocentro de Goiás, que levará a sua unidade móvel até o Jardim Botânico para fazer a coleta de sangue de pessoas que estejam aptas e queiram colaborar com a campanha, com este importante gesto de doação. A Cooperativa dos Fisioterapeutas do Estado de Goiás (Fisioativa) participa de mais uma edição promovendo avaliações posturais e sessões de auriculoterapia.

A Uniodonto Goiânia realiza mais uma ação do seu importante Projeto Sorriso durante a festa do Dia C Goiás. Profissionais da cooperativa vão promover orientações aos visitantes sobre prevenção e cuidados com a saúde bucal, além da tradicional Oficina de Escovação, que ensina crianças a fazerem uma higiene adequada da boca. Os participantes ganham kits de higiene bucal.

Educação financeira
As cooperativas de crédito que ajudam a realizar a festa do Dia C Goiás 2019 vão levar ao público do Jardim Botânico muito informação para a educação financeira. Na tenda do Sicoob Lojicred, os visitantes poderão conversar com consultores para verificar se existe alguma pendência em nome da pessoa, na base de dados do SPC e Serasa. Para participar, é preciso levar o documento de CPF.

Os participantes também receberão orientações de como organizar as finanças pessoais, para regularizar a situação de inadimplência. Quem fizer a consulta ganha um brinde personalizado da cooperativa, com sacola, copo, doces e planilha orçamentária para colocar em prática a organização financeira familiar. O Sicoob Crediadag também fará atividade de educação financeira e distribuição de brindes para os visitantes.

Sicredi Cerrado GO e Central Sicredi Brasil Central são parceiras, mais uma vez, em uma iniciativa de educação financeira direcionada às crianças que participarem do Dia C Goiás. As cooperativas vão distribuir gibis da Turma da Mônica, da série produzida por Mauricio de Sousa Produções (MSP) especialmente para o Sicredi. O intuito é falar com a criançada sobre educação financeira de modo mais leve e divertido. 

O Sicoob Credisaúde também dedicará sua ação às crianças que visitarem o Jardim Botânico no próximo sábado. Serão 18 voluntários dedicados a conversar com a garotada sobre a importância de economizar e poupar, para a conquista de sonhos. Elas receberão como símbolo dessa poupança, moedinhas de chocolate. A cooperativa também vai distribuir cerca de 200 exemplares do livro “Caio achou uma moedinha”, publicação de educação financeira infanto-juvenil do Sicoob.

Ambiental e social
Parceira do Dia C Goiás 2019, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), unidade da prefeitura responsável pelo Jardim Botânico de Goiânia, fará a distribuição de 2 mil mudas de plantas do Cerrado para os participante do evento. Serão doadas mudas de ipê branco, ipê rosa, cega-machado, oiti, bálsamo, goiaba, genipapo e guapeva.

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) participará pela primeira vez da festa do Dia de Cooperar, para fazer o cadastramento de grávidas em condições de vulnerabilidade social. Na ocasião, serão distribuídos 50 enxovais de bebê para mamães carentes.

Para todos
Para quem é interessado em trabalhos manuais, a Cooperativa de Trabalho de Produção de Bordado Manual e Artesanato do Cerrado Goiano (Bordana) realizará oficinas para ensinar técnicas de bordado a mão.A Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) promove, em parceria com a ONG Sette Vidas, uma feira de adoção responsável de animais. Para incentivar e gratificar a adoção, quem acolher um animalzinho de estimação receberá sacos de rações.

O que não faltam nessa edição do Dia C Goiás são atrativos para as crianças. A Cooperativa Habitacional de Construção Civil Solidária de Goiás (Cohacasb) fará pintura de rosto. Enquanto isso, a Cooperativa de Serviços e Consumo dos Bancários, Economiários, Ex-bancários, Ex-economiários e Pret. de Serv. a Inst. Fina. e Bancos de Anápolis e Região (Cooperbana) vai resgatar as brincadeiras tradicionais para animar a garotada.

Festa do Dia C Goiás 2019

Data: sábado, 6 de julho
Horário: das 9h às 13h
Local: Jardim Botânico de Goiânia
Entrega: Revitalização do Jardim Botânico
Cooperativas que financiaram a revitalização: Central Sicredi Brasil Central, Comigo, Complem, Coopanest-GO, Cooperbana, Sicoob Credisaúde, Sicoob Engecred-GO / Instituto Sicoob, Sicoob Lojicred, Sicoob Secovicred, Sicoob Unicentro Brasileira, Sicredi Cerrado GO e Unimed Goiânia

Confira todas as atrações da festa:

Lazer
- Show com o grupo de samba Heróis do Botequim
- Jogo do Cooperativismo
- Brinquedos: tobogã inflável, piscina de bolinhas, pula-pula
- Personagens da Marvel: Homem Aranha, Thor, Homem de Ferro, Mulher Maravilha e Capitão América
- Realização de brincadeiras tradicionais
- Pintura de rosto infantil
- Oficina de bordados

Saúde
- Aferição de pressão
- Aferição da taxa de glicemia
- Orientações de prevenção contra o câncer de mama
- Orientações de cuidados com a saúde bucal
- Aulas de ioga, alongamento e fortalecimento muscular
- Sessões de auriculoterapia
- Avaliações posturais

Distribuições
- 2 mil mudas de plantas do Cerrado
- 600 pacotes de fraldas descartáveis (pediátricas e geriátricas)
- 500 brinquedos e presentes para crianças
- 400 kits escolares
- 200 livrinhos infantis de educação financeira: “Caio achou uma moedinha”
- Gibis da Turma da Mônica para educação financeira
- 50 enxovais de bebê para gestantes em situação de vulnerabilidade
- Ração para quem participar da feira de adoção de animais
- Brindes: viseiras, copos, camisetas

Lanches e guloseimas
- Picolés, pipoca, algodão-doce, moedinhas de chocolate
- Lanches naturais
- Frutas
- Degustação de tapioca e de produtos lácteos

Educação Financeira
- Consulta do CPF no banco de dados do SPC e Serasa, com orientações de como regularizar a situação de inadimplência
- Educação financeira para crianças sobre a importância de economizar e poupar, para a conquista de sonhos
- Educação financeira para adultos 



Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: