Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Notícias

Cooperativas querem estreitar relao com a China

20/08/2018

A China tem registrado, nos últimos anos, um crescimento de encher os olhos. Para se ter uma ideia, em 2017, o PIB chinês cresceu 6,9% e esse resultado colocou o país na segunda posição no ranking das economias mais fortes do mundo, atrás apenas, dos Estados Unidos. E o Brasil está atento a esse desempenho. Tanto que, no ano passado, a China foi o principal destino dos produtos brasileiros. As cooperativas agropecuárias, por exemplo, tiveram um resultado de mais de US$ 500 milhões, com exportações diretas.

Com base nesse contexto, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) realizará em novembro uma missão de prospecção de negócios à China. A missão cooperativista será liderada pela diretoria da OCB e buscará promover os produtos agropecuários exportados pelas cooperativas ao mercado chinês. Outro objetivo é a identificação de cooperativas chinesas para possíveis parcerias comerciais com o Brasil.

A iniciativa é o resultado de um convite feito às cooperativas brasileiras pela All China Federation, entidade que, assim como a OCB no Brasil, é responsável pela defesa dos interesses do movimento cooperativista chinês. 


INSCRIÇÃO

Vinte vagas serão disponibilizadas pela OCB, que custeará as despesas de tradução simultânea e transporte terrestre em Pequim e em Xangai. Já o custo de deslocamentos aéreos até a China e dentro do país, bem como acomodação e outras despesas de viagem correrão por conta dos representantes das cooperativas selecionadas. Para participar da seleção, as cooperativas interessadas deverão procurar a unidade da OCB no seu estado de origem até o dia 31/8. Em caso de dúvidas, encaminhar um e-mail para relacoesinstitucionais@ocb.coop.br ou ligar para (61) 3217-2142. 


ROTEIRO

A agenda da delegação incluirá encontros em Pequim e Xangai. Na capital chinesa, a comitiva se encontrará com cooperativas locais atuantes no comércio internacional, com representantes da Embaixada do Brasil e do escritório da Apex. Na embaixada, a comitiva se encontrará com importadores locais de diversos setores e terá a oportunidade de participar, ainda, de um almoço com produtos de cooperativas. Já em Xangai, o grupo se encontrará com as principais tradingscom atuação no Brasil, além de participar do Pavilhão do Brasil na feira internacional China International Import Expo.


ECONOMIA

A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 7,5%. Uma taxa superior à das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu, em valores correntes, US$ 12 trilhões ou 82,7 trilhões de iuanes, em 2017 (com crescimento de 6,9%). Esses números apontam que a China representa atualmente cerca de 15% da economia mundial. 


COOPERATIVISMO

Com aproximadamente 20 mil cooperativas presentes em todos os setores econômicos, o cooperativismo chinês conta com 100 milhões de cooperados e gera 3,4 milhões de empregos diretos. As cooperativas chinesas são estimuladas a participarem do comercio internacional e detêm grande atuação nesse setor.

Fonte: Somos Cooperativismo

TRANSPARNCIA

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: