Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Cooperativas são modelo mais propício ao desenvolvimento de APL

20/05/2019
tecnologia-151012910.jpg


Goiás tem, atualmente, grande espaço para o desenvolvimento de arranjos produtivos locais (APL), como porta de expansão para uma "economia diversificada" nas várias regiões do Estado. E as cooperativas são o modelo de gestão mais adequado para a evolução desse cenário, já que a cooperação entre empresas, para compartilhar recursos, dividir riscos, custos e fortalecer o poder de compras local, é uma característica dos APLs.

A opinião é do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Francisco Almeida, em seu artigo publicado no jornal O Popular deste domingo, 19 de maio. Para Almeida, este é o momento "propício" para os arranjos produtivos se desenvolverem em Goiás. 

O presidente do Crea-GO ressaltou que, entre as dezenas de APLs existentes no Estado, alguns conseguiram se expandir mais que outros que possuem os mesmos insumos, entre outras razões, pelo maior engajamento dos participantes e seu espírito empresarial, o que pode ocorrer mais no modelo cooperativista.

"A gestão dos arranjos produtivos, através de cooperativas, é administrativamente mais ágil e objetiva na busca de resultados e na eliminação dos inevitáveis gargalos que surgirão nos processos produtivos e, principalmente, na comercialização. Também surgem aí as oportunidades de inovação, que poderão fazer toda a diferença. Nesses momentos, são necessários os recursos financeiros; os investimentos para os quais a cooperativa é o instrumento mais adequado", destacou Almeida.

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: