Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Cooperativas se reúnem com secretário do MAPA

22/04/2019

Lideranças do cooperativismo se reuniram com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, José Guilherme Tollstadius Leal, nesta quarta-feira (17/4), na sede administrativa da Frimesa, em Medianeira (PR), para formalizar as tratativas da assinatura de um acordo de cooperação técnica. A solenidade é parte da programação do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, que ocorrerá em Brasília, entre os dias 8 e 10 de maio.

Além de representantes das cooperativas agropecuárias, a reunião com o secretário também contou com a participação do superintendente da Organizações das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, do superintendente do Sistema Ocepar, Robson Mafioletti, e da diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Lucia de Paula Viana.

O acordo de cooperação tem por objetivo estabelecer uma parceria técnica entre a SDA/MAPA, a OCB e o Sescoop, para tratar de temas ligados à regulação, colaboração mútua para desenvolvimento da capacidade dos profissionais das cooperativas e, também do Ministério, à defesa agropecuária.

A ideia é que o acordo também possibilite a harmonização de normas e procedimentos por meio de workshops conjuntos entre o MAPA, OCB e Sescoop, afim de facilitar a apresentação de soluções para os principais gargalos vivenciados pelo setor produtivo.

Para o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, o interesse do secretário em estabelecer oficialmente um acordo de cooperação técnica demonstra a nova dinâmica da Secretaria em buscar integração com o setor privado.

Já o diretor presidente da Frimesa, Valter Vanzella, destacou que essa aproximação entre o setor privado com o poder público é a realização de um sonho. Segundo ele, ter o cooperativismo como melhor aliado de um governo sério transformará a realidade do país.
 
Pontos de atenção

Ao longo da reunião, os cooperativistas também apresentaram ao secretário algumas questões que, na opinião do setor produtivo, devem ser avaliadas pelo Ministério. Os destaques são:
 
- Realização de um seminário sobre normas da qualidade do leite;
- Informatização de documentos e registros;
- Alinhamento com normativas da Anvisa;
- Revisar as legislações complementares, de forma a harmonizar a interpretação do novo RISPOA, com foco nas questões relativas à saúde pública;
- Revisar e construir novos marcos regulatórios para a Defesa Agropecuária de Produtos de origem vegetal;
- Revisar a instrução normativa nº 30 de 2017, relativa a inovações tecnológicas
 
Fonte: Somos Cooperativismo (Com informações da Frimesa)

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: