Notícias

Cooperativistas podem ajudar a elaborar Plano Plurianual

20/05/2015
participabrasil-151659.jpeg


As unidades estaduais do Sistema OCB e suas cooperativas poderão participar da série de fóruns regionais da iniciativa Dialoga Brasil, com objetivo de discutir e auxiliar na elaboração do Plano Plurianual 2016/2019 do governo federal. O evento da região Centro-Oeste será realizado em Goiânia, no dia 2 de junho.

O Fórum Dialoga Brasil foi instituído por representantes da União, dos movimentos sociais e das entidades sindicais e empresariais no dia 14/4, marcando o início do processo de discussão do PPA. A intenção é contribuir com a definição e o planejamento das políticas públicas prioritárias para os próximos quatro anos. 

Participação
A expectativa é de que o governo federal esteja representado pelos ministros Miguel Rossetto, da Secretaria Geral da Presidência, e Nelson Barbosa, do Planejamento. Além deles, espera-se, ainda, representantes da sociedade civil – conselhos estaduais e municipais, movimentos sociais, entidades sindicais e empresariais dos Estados de cada região. 

Para cada fórum, é esperada uma participação de 500 pessoas. O prazo final para a presidenta Dilma Rousseff enviar o Plano Plurianual ao Congresso Nacional é no mês de agosto.

Cooperativismo
O Sistema OCB tem acompanhado as discussões que se passam em nível nacional contribuindo com a construção das políticas nacionais, contudo, nesta etapa de discussão, caberá aos Estados manter a contribuição do cooperativismo ao PPA.

Segundo o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, a participação dos Estados é fundamental para evidenciar a força das cooperativas como agentes de desenvolvimento socioeconômico. “É muito importante que as nossas unidades estaduais participem das discussões, pois, desta forma, poderão consolidar a imagem do movimento cooperativista, chamando a atenção do governo às nossas demandas”, argumenta a superintendente.

Saiba mais
O PPA é o instrumento constitucional de planejamento governamental, que reflete as diretrizes do governo para um período de quatro anos. Previsto na Constituição Federal de 1988, o PPA estabelecerá de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e às relativas aos programas de duração continuada. Desta forma, todos os investimentos realizados pelo governo devem estar previstos no PPA.

A proposta do governo federal para os Eixos Estratégicos do próximo PPA inclui o acesso universal à educação de qualidade para garantir a cidadania e ampliar as capacidades da população;
a inclusão social para além da renda, com melhor distribuição das oportunidades de acesso a bens e serviços públicos, com foco na qualidade; e a ampliação da produtividade e da competitividade da economia, com fundamentos macroeconômicos sólidos e ênfase nos investimentos públicos e privados, especialmente em infraestrutura.

A partir desses eixos, as Diretrizes Estratégicas orientarão a construção dos Programas Temáticos que devem identificar o que será feito, considerando os compromissos assumidos pelo governo que indicam as principais agendas para os próximos quatro anos.

Inscrição
Para participar, basta realizar a inscrição online, clicando aqui.

 

Programação 

22/5: Salvador - região Nordeste 2 (Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco)
28/5: Porto Alegre - região Sul
29/5: Belo Horizonte - região Sudeste
02/6: Goiânia - região Centro-Oeste
10/6: Belém - região Norte
11/6: Fortaleza - região Nordeste 1 (Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba)

Fonte: Brasil Cooperativo

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: