Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Coval realiza visitas de intercooperação e divulga 2ª Festa do Leite de Varjão

16/08/2019
coval-realiza-visitas-de-intercooperacao-e-divulga-2-festa-do-leite-de-varjao-easy-resize-012520.jpg


Uma comitiva de mais de 30 colaboradores, conselheiros, dirigentes e cooperados da Cooperativa Mista Agro-Pastoril de Varjão (Coval) visitou a Casa do Cooperativismo Goiano nesta quinta-feira (15), para conhecer as sedes da OCB-GO e SESCOOP/GO e como funciona o trabalho das entidades no atendimento ao público cooperativista. Na ocasião, o coordenador da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas, Daniel Cavalier, apresentou dados sobre o cooperativismo e o impacto do modelo de negócio para a economia local, nacional e internacional.

A visita à Casa estava inserida num roteiro realizado pela equipe da Coval durante todo o dia, iniciado na Cooperativa Agropecuária Mista de Bela Vista de Goiás (Cooperbelgo). A comitiva percorreu as instalações da Cooperbelgo, desde a sede até as unidades de produção, para um intercâmbio de conhecimento. 

"Já fizemos várias visitas de intercâmbio, mas essa foi a primeira que envolvemos todo o quadro social e de funcionários. Nossa intenção é conhecer a visão de outras cooperativas, ter referência de como elas estão trabalhando, até para analisarmos se estamos no caminho certo", afirma o presidente da Coval, Rubens da Cruz Santana. 

Ele ainda acrescenta: "Escolhemos a Cooperbelgo porque ela tem um modelo de negócio semelhante. Trabalham com captação de leite, têm loja agropecuária, supermercado, fábrica de ração, possuem uma equipe de assistência técnica, assim como nós".

Rubens explica que os intercâmbios fazem parte do programa Cooperativas Amigas de Varjão (CAV), desenvolvido pela Coval, com a parceria do Sicoob Credi-SGPA e que tem o envolvimento também da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto que inclui uma ampla programação ao longo do ano, para levar conhecimento ao quadro social da cooperativa (cooperados e seus familiares, empregados, conselheiros e gestores).

Festa do leite
Durante a visita à Casa do Cooperativismo, os dirigentes da Coval aproveitaram para divulgar a 2ª Festa do Leite de Varjão, que será realizada nos dias 5 e 6 de setembro.

O primeiro dia de festa concentra a parte de informação e capacitação. Serão ministrados cursos de produção artesanal de derivados do leite, em parceria com o Senar Goiás, palestras sobre qualidade do leite, bem-estar animal, produtividade e renda. 

No segundo dia, o evento contempla a parte festiva e de lazer. Haverá atrações musicais, com shows de artistas locais e com a dupla Marques e Marçal; degustação e venda de produtos artesanais; Feirinha Mulheres Coval; distribuição de guloseimas, dentre outras atividades.

A 2ª Festa do Leite também terá torneio leiteiro entre produtores locais e o 1º Concurso do Beberrão de Leite, que vai premiar o participante que conseguir beber mais leite, no tempo de dois minutos. 

"Temos um objetivo audacioso. Assim como outras cidades de Goiás são referência na produção de alguns alimentos, a exemplo de Uruana, com a melancia, Goianápolis, com o tomate, nós queremos que Varjão seja referência na produção de leite. E estamos trabalhando há muito tempo para aumentar a produtividade e a qualidade do leite", destaca Rubens.

O presidente da Coval afirma que a cidade de Varjão produz, atualmente, cerca de 45 mil litros de leite por dia. Só a cooperativa faz a captação de 30 mil litros/dia, a partir do fornecimento de mais de 130 produtores, de um total de 400 cooperados.




Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: