Covid-19: Sistema OCB/GO terá expediente normal durante o carnaval
03/02/2021
Seguindo as orientações do governo de Goiás, que decidiu não decretar ponto facultativo para servidores do Estado no carnaval, o Sistema OCB/GO também manterá o funcionamento normal da Casa do Cooperativismo Goiano de 15 a 17 de fevereiro. O objetivo do governo estadual é evitar que as pessoas se aglomerem, seja para festividades ou outras reuniões, e facilitem o aumento do número de casos de covid-19.
Essa é apenas uma das várias medida que o Sistema OCB/GO está adotando, com o objetivo de ajudar na prevenção à contaminação do coronvírus, principalmente neste momento em que Goiás passa pela segunda onda da doença. Preocupada em manter a segurança dos colaboradores e do seu público, a Casa do Cooperativismo Goiano suspendeu temporariamente a realização de eventos presenciais.
A orientação é para que as reuniões com público externo sejam realizadas de forma on-line. Em casos excepcionais, em que haja a necessidade de ser presencial, devem ser limitadas ao número máximo de três pessoas.
Estão suspensos eventos e atividades nos espaços InovaCoop Goiás, no Auditório Goiás Cooperativo, nas salas de cursos e de reunião. Serão mantidos apenas aqueles que já estavam agendados anteriormetne.
Desde o início da pandemia, no ano passado, o Sistema OCB/GO já praticava, em suas dependências, medidas de segurança para evitar a contaminação do coronavírus. Ações como uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, aferição de temperatura corporal de visitantes e limpeza constante das estações de trabalho estão mantidas e a necessidade do cumprimento é constantemente reforçada entre os usuários das sedes da OCB/GO e SESCOOP/GO.
"Nosso compromisso, acima de tudo, é com a vida das pessoas. Seguimos com nossas atividades, mantendo as melhores práticas de prevenção, respaldadas na ciência e nas orientações dos profissionais da saúde. Nesse momento crítico, de aceleração dos casos de covid-19 e aumento da ocupação de leitos de UTI em Goiás e no Brasil, não podemos afrouxar os cuidados, nem dar trégua ao combate à pandemia. O Sistema OCB/GO está alerta e proativo nessa luta", ressalta o presidente da instituição, Luís Alberto Pereira.
Confira algumas das recomendações de segurança do Sistema OCB/GO para o enfrentamento à pandemia de Covid-19.
- O uso de máscara de proteção facial é obrigatório durante toda a permanência nas dependências do Sistema OCB/GO, inclusive quando falar ao telefone, bem como em quaisquer ambientes externos onde o colaborador estiver a serviço.
- Orientamos todos para que mantenham as medidas básicas (mas extritamente eficazes) de prevenção contra contaminação, como lavar as mãos com água e sabão e higienizar superfícies de contato (como mesas de trabalho, aparelhos telefônicos e materiais de escritório) frequentemente, além de manter distância mínima de 1,5 metro de outras pessoas.
- Ao entrar nas sedes do Sistema, é necessário higienizar calçados nos tapetes sanitizantes.
- Antes ter acesso à Casa do Cooperativismo, a temperatura corporal é aferida nas recepções. Pessoas com temperatura acima de 37,8° C não terão permissão para ficar em nossas instalações.
- As reuniões virtuais devem ser priorizadas e, caso seja necessário fazê-las presencialmente, deve-se utilizar salas com boa circulação natural de ar. Reuniões presenciais com público externo não devem ultrapassar o máximo de três pessoas.
- Os eventos nos espaços InovaCoop Goiás, Auditório Goiás Cooperativo, salas de curso e de reunião estão temporariamente suspensos. Apenas eventos já agendados estão mantidos.
- Também suspendemos as visitas presenciais às cooperativas e fornecedores. Nos casos indispensáveis, os cuidados de prevenção serão redobrados.
- O colaborador que realizar viagens às cooperativas ficará em home office, por 7 dias, a partir da data de retorno.
- O colaborador que apresentar sintomas da covid-19 (tosse, febre, falta de ar, dores de cabeça e corporal) deve informar o gestor imediatamente e realizar atividades em home office.