Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Notícias

Curso de MBA em Gesto Empresarial: Cooperativas de Crdito

25/08/2015
02f61054-1181116.jpg

 

 

O Sistema OCB/SESCOOP-GO, após vasta pesquisa nas melhores instituições de ensino superior do Brasil, vem apresentar o Curso In Company de MBA em Gestão Empresarial: Cooperativas de Crédito, pensado cuidadosamente, em parceria com a FGV - Fundação Getúlio Vargas, para atendimento às demandas do cooperativismo de crédito goiano.

 

O principal diferencial de um programa de treinamento especializado in-company é sua capacidade de se utilizar das experiências da organização atendida, maximizando assim as potencialidades dos executivos que participam do programa. Este curso alia a experiência de professores, profissionais e pesquisadores na área de gestão.

 

O conteúdo e a metodologia das aulas têm o foco na ampliação dos conhecimentos dos alunos em modernas técnicas de gestão,estruturada em visão estratégica e sólida base conceitualPor meio de estudos de caso nacionais e globais, um corpo docente altamente preparado irá conduzir o seleto grupo de alunos para o domínio avançado de técnicas de gestão, capacitando-os no desenvolvimento de competências gerenciais, para atuarem, de maneira eficaz, na gestão de negócios das cooperativas de crédito.

 

Esse projeto conta com o subsídio do SESCOOP/GO em maior parte do investimento para realização do MBA. Porém, para participar é necessário que a cooperativa, de origem do aluno, esteja inscrita, ou se inscreva, no Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC e realize, no mínimo, dois diagnósticos organizacionais, um no início e outro no final do curso.

 

Desta maneira, ficamos na expectativa da sua participação e pedimos que realize a divulgação desse curso junto aos gestores, dirigentes, cooperados e empregados da cooperativa.  Ficamos no aguardo de sua ficha de inscrição e da confirmação da inscrição no PDGC, até o dia25/08/2015 para darmos sequência aos procedimentos de início do curso.

 

Como subsídio, a seguir, repassamos mais detalhes sobre o MBA, bem como, sobre o PDGC e permanecemos à disposição para quaisquer informações pelos telefones: (62) 3240 8909 / 8911 ou pelo e-mail formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br.  

 

 

INSTITUIÇÃO DE ENSINO 

Fundação Getúlio Vargas - FGV

 

LOCAL  

O curso será realizado na sede do Sistema OCB/SESCOOP-GO, em Goiânia/GO, que oferece uma estrutura física moderna, confortável e preparada para o público cooperativista. 

 

PREVISÃO DE INÍCIO E DURAÇÃO DO CURSO

O curso será realizado em, aproximadamente, 18 (dezoito) meses, com início previsto para outubro/2015.

·       A formação de turma está sujeita ao número mínimo de alunos qualificados na inscrição, portanto, podendo ser alterada em caso de necessidade.

·       A agenda definitiva será apresentada, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias.


METODOLOGIA DE REALIZAÇÃO

Realização de módulos mensais, de 03 (três) dias consecutivos (sexta, sábado e domingo), com carga horária de 20 horas (24 horas/aula, de 50 minutos) cada um.

·       As aulas ocorrerão às sextas e sábados das 8h30m as 18h e domingos das 8h30m às 12h30m.


INVESTIMENTO

O investimento total, para cada cooperativa/aluno, será de R$ 7.600,00 (sete mil e seiscentos reais), divididos em 01 (uma) matrícula e 18 parcelas de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

·       Não serão fornecidos transporte, hospedagem nem alimentação aos participantes, portanto, ao valor informado, a cooperativa/aluno deverá fazer um levantamento e adicionar essas despesas, para cômputo final do investimento.

 

CONDIÇÕES E PRAZO PARA INSCRIÇÃO

É exigido que o aluno possua graduação completa (comprovada através de diploma registrado) em qualquer curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e MEC.

A ficha de inscrição para o MBA e a confirmação da inscrição no PDGC, deverão ser encaminhadas ao SESCOOP/GO até o dia 25/08/2015.

São ofertadas 40 (quarenta) vagas para o MBA em Gestão Empresarial: Cooperativas de Crédito, as quais serão preenchidas por candidatos aprovados e classificados, obedecida a ordem de classificação:

·       Cooperativas registradas e regulares com o sistema OCB/SESCOOP-GO;

·       Cooperativas inscritas no PDGC – Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas e com 1º diagnóstico feito(*);

·       Ser Diretor, Conselheiro Administrativo, Executivo ou Supervisor/Gerente(**);

·       Já ter participado de cursos do SESCOOP/GO;

·       Análise Curricular e Avaliação Geral.

 

* Pode se inscrever no PDGCpor meio do link:  http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br. Realize o primeiro diagnóstico, antes da efetivação da matrícula (somente aquelas que ainda não o fizeram). Posteriormente, para que o aluno receba o certificado de conclusão do curso, a cooperativa precisará realizar o segundo diagnóstico, para fechamento do ciclo e obtenção de certificado.

** Maior tempo de serviço na cooperativa (mínimo 1 ano).

 

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA MATRÍCULA

·       Cópia, frente e verso, do diploma(*) de em qualquer curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e MEC. Será aceita, também, cópia autenticada da declaração de conclusão de curso.

·       Cópia do RG e CPF;

·       Cópia do comprovante de endereço atualizado;

·       Curriculum vitae atualizado;

·       01 (uma) foto recente tamanho ¾;

 

* Os diplomas dos Cursos de Graduação obtidos no estrangeiro deverão ser apresentados com autenticação consular brasileira, devidamente revalidados por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

 

 

 

GRADE DISCIPLINAR

 

QUADRO DE DISCIPLINAS

Disciplinas

Horas-aula

Moderna Administração de Cooperativas de Crédito

24

Direito das Sociedades Cooperativas de Crédito

24

Marketing de Relacionamento: Relação com Cooperados e Comunidades

24

Brasil e Economia Global

24

Contabilidade e Análise de Desempenho das Sociedades Cooperativas de Crédito

24

Análise e Decisão de Investimentos

24

Gestão Financeira de Sociedades Cooperativas de Crédito

24

Controladoria e Finanças Corporativas

24

Gestão do Risco de Crédito

24

Gestão de Riscos Operacionais e Compliance

24

Investimentos e Planejamento Financeiro

24

Gestão de Serviços e Produtos Financeiros

24

Governança Corporativa: Gestão e Direção de Cooperativas de Crédito

24

Estratégia de Empresas

24

Plano de Negócios

24

Liderança Coaching

24

Comunicação e Relacionamento Interpessoal

24

Metodologia de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

24

Carga horária total do curso 432 horas/aula ou 360 horas

 

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

·       A cooperativa, depois do aluno inscrito, deverá assinar um contrato de prestação de serviços educacionais, junto ao SESCOOP/GO, responsabilizando-se pelo pagamento integral do aluno, mesmo se houver desistência no decorrer do curso. Somente, com a assinatura do instrumento, pelas partes, será considerada efetivada a matrícula.

·       A frequência mínima exigida, em cada módulo, será de 75%;

·       Será feita avaliação por módulo, onde será exigido aproveitamento mínimo de 70%;

·       Será fornecido certificado de conclusão aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo de 70% em cada módulo e frequência mínima de 75% em cada módulo;

  •      Não serão fornecidos transporte, hospedagem nem alimentação aos participantes, portanto, ao valor informado, a cooperativa/aluno deverá adicionar essas despesas, para cômputo final do investimento.

 

 

PDGC - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DAS COOPERATIVAS

- DETALHAMENTO DO PROGRAMA -

 

O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas tem o objetivo de promover a adoção de boas práticas de Gestão e Governança, além de cumprir a missão do SESCOOP, que é promover o desenvolvimento do setor cooperativo de forma integrada e sustentável, ligado também, à razão de existir da OCB, que é representar o sistema cooperativista nacional, respeitando sua diversidade e promovendo a eficiência e a eficácia econômica e social das cooperativas.

 

Para participar, são necessários 3 passos:

 

PASSO 1 - INSCRIÇÃO

A inscrição no programa pode ser feita via internet ou nas Unidades Estaduais do SESCOOP.

A inscrição on-line é feita por meio do portal http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br. É necessário preencher um breve cadastro, que irá gerar login e senha, permitindo o acesso ao questionário. Para efetivar a inscrição, é importante preencher todos os campos solicitados.

No e-mail de contato informado, será enviada a confirmação de sua participação no Programa. Após esta confirmação, a cooperativa já pode passar para a próxima etapa: o preenchimento do Diagnóstico.

PASSO 2 – DIAGNÓSTICO

Antes de iniciar sua busca pela melhoria da gestão, a cooperativa precisa atuar em conformidade com a Lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971, que define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas e dá outras providências. Também deve atender às demais regulações pertinentes ao seu ramo de atuação, tais como a LC 130 para cooperativas de crédito e a Lei 12.690, de 19 de julho de 2012, para cooperativas de trabalho, entre outras. Além disso, a cooperativa deve estar atenta ao seu ambiente interno de gestão e à prática dos princípios cooperativistas.

O questionário de Diagnóstico do PDGC é ON-LINE, após a inscrição (Passo 1) e está dividido em dois blocos:

·       Bloco Atendimento à Legislação: É composto por 22 questões com três opções de resposta: sim, não e não sabe informar.

·       Bloco Boas Práticas de Gestão: É composto por 10 questões com três opções de resposta: "Sim", "Não" e "Não sabe informar". A leitura e a reflexão sobre as perguntas apresentadas e as respostas que retratam fielmente a situação da cooperativa já conduzem à identificação de oportunidades para melhorias, tanto no atendimento à legislação, quanto à forma de gestão.

As cooperativas que concluírem o diagnóstico ao PDGC receberão um relatório apontando o ponto forte ou a oportunidade para melhoria identificada em relação à resposta de cada uma das questões. Este relatório permitirá um conhecimento mais amplo sobre a situação legal e também sobre a forma de gestão na cooperativa.

Finalizado o questionário Diagnóstico, a cooperativa já pode passar para a próxima etapa: o preenchimento da Autoavaliação.

PASSO 3 - AUTOAVALIAÇÃO

O questionário de Autoavaliação do PDGC é ON-LINE, posterior ao preenchimento do questionário Diagnóstico (Passo 2) e está dividido em dois blocos:

·       Bloco Governança: É composto por 11 questões de múltipla escolha.

·       Bloco Gestão da Cooperativa: É composto por 45 questões de múltipla escolha.  

 

*Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (62) 3240 8913/8914 – Departamento de Monitoramento

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: