Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Notícias

Dia C Gois 2017 lanado oficialmente pelo Sistema OCB/SESCOOP-GO

21/03/2017
dia-c-2017-cooperativismo-510-2-8231314.jpg


O Sistema OCB/SESCOOP-GO lançou oficialmente, nesta terça-feira (21), o Dia de Cooperar (Dia C) Goiás 2017. A cerimônia de lançamento foi realizada na Casa do Cooperativismo Goiano e teve palestra de voluntários da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. 

O presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, fez a abertura do evento, dando boas-vindas e falando sobre o novo patamar que o Dia C deve alcançar em 2017. “Estamos tendo a oportunidade de obter a parceria da ONU para a realização do Dia C e, com certeza, vamos aprender muito no desenvolvimento dos nossos projetos, para dar um salto na qualidade das ações de responsabilidade social”, apontou.

Para Joaquim Guilherme, o Dia C Goiás já começa a colher os frutos do reconhecimento conquistado com as edições anteriores. "Os números do Dia C no País e, mais especificamente, em Goiás, já são bastante consistentes e começam a ser vistos e reconhecidos pela comunidade, que nos procura como um canal para realizar projetos de responsabilidade social. Tudo isso é reflexo da nossa credibilidade e do trabalho bem feito que começa lá nas cooperativas”, disse.

O lançamento do Dia C Goiás seguiu com uma palestra sobre os sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, que abordam cinco temas fundamentais para a humanidade: as pessoas, o planeta, a prosperidade, a paz e a parceria. São esses objetivos que vão pautar as ações de responsabilidade social das cooperativas no Dia C 2017 em todo o País. 

Os palestrantes foram Márcia Castro de Magalhães, engenheira e defensora da sustentabilidade, da economia circular e do desenvolvimento sustentável, e Leandro Guerra, que também é engenheiro e engajado na mesma causa. Ambos são voluntários da ONU e idealizadores do grupo ODS – O Mundo que Queremos. 

Conhecimento
Márcia explicou como as cooperativas podem trabalhar o conceito dos ODS e de seus projetos do Dia C Goiás, de maneira que ampliem o perfil de suas ações para um viés cada vez mais efetivo e duradouro, não meramente assistencialista. “Esse é um grande desafio, não só para as cooperativas, mas para todos, inclusive de conceituar o que é voluntário e o que é trabalho voluntário no Brasil. Tem algo mais que eu possa fazer, que é voluntário, mas não é só social. E os objetivos com suas metas são um grande gancho para essa mudança. Para isso, é preciso aprofundar o conhecimento sobre eles e disseminá-los, porque, assim, a cooperativa conseguirá trabalhar esse conceito”, esclarece.

A palestrante afirmou que o passo inicial das cooperativas para atender aos ODS é identificar, dentro dos projetos que já realizam, como eles estão vinculados aos objetivos e metas. “Acredito que as cooperativas vão conseguir realizar um trabalho excelente, quando começarem a fazer essa reflexão, de como estão interligados”, disse.

Sobre a palestra, Leandro Guerra afirmou que a intenção é trazer o tema dos ODS às pessoas, para que repensem e reflitam sobre eles. “A ONU, por maior que seja, não consegue alcançar o mundo inteiro. Então, o trabalho principal dela é provocar as pessoas, as empresas, as instituições e os países a repensarem o que estão fazendo. Hoje, 5% da população brasileira vivem com 100 reais por mês, ou seja, abaixo da linha da extrema pobreza. Por isso a preocupação da ONU em trazer aqueles que estão à margem, para usufruir do bem-estar do desenvolvimento. E essa é, justamente, a ideia do cooperativismo, de juntar todos os atores sociais para trabalhar pelo bem comum, de forma que todos possam usufruir do mesmo desenvolvimento”, analisou.

Prêmio
O lançamento do Dia C Goiás 2017, na Casa do Cooperativismo Goiano, também teve a participação da gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sescoop Nacional, Geane Ferreira. Ela alertou os participantes sobre o fato de que os projetos desenvolvidos pelas cooperativas no âmbito do Dia C respondem ao critério sociedade, do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas). Portanto, podem ser inscritos no Prêmio Sescoop de Excelência de Gestão deste ano. 

Geane frisou ainda a importância do sistema OCB estreitar o relacionamento com a ONU para o crescimento do Dia C em todo o País. "Nossa expectativa é de aumentar a participação das cooperativas no Dia C 2017 e superar os números do ano passado."

Novos prazos
Além das ações das cooperativas agora serem pautadas pelos ODS, o Dia C apresenta outra novidade em 2017. Foram estabelecidos dois prazos para a entrega do relatório final das ações das cooperativas participantes, conforme a data em que os projetos forem realizados. Para as atividades feitas até o dia 30 de julho, o prazo de envio do relatório vai até 31 de agosto. Quem realizar ações no segundo semestre de 2017, até 31 de dezembro, pode entregar o relatório até 12 de janeiro de 2018. 

As cooperativas devem inscrever seus projetos pelo site nacional do Dia C (clique aqui) e retirar o kit de divugação na sede do Sistema OCB/SESCOOP-GO. Outras informações sobre o Dia C Goiás podem ser obtidas pelos telefones (62) 3240-8909/8919/2615 ou pelo e-mail formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br.

A celebração de todas as ações do Dia C Goiás, o Dia de Celebrar, será realizada no dia 1º de julho, primeiro sábado do mês, data em que também é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. 


Dia C Goiás 2017


Pauta: 
17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (clique aqui)
Inscrições:
 http://diac.somoscooperativismo.coop.br/
Entrega do relatório final:
- Até 31 de agosto de 2017: para as ações feitas até o dia 30 de julho
- Até 12 de janeiro de 2018: para as ações feitas até 31 de dezembro
Dia de Celebrar: 1º de julho
Informações: (62) 3240-8909/8919/2615 ou formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: