Notcias

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

2018 2017 2016 2015 2014 2013

Últimas notícias

Buscar

Notícias

Em Portugal, cooperativas querem criar Banco tico

20/01/2015
As cooperativas portuguesas vão criar um um Banco Ético em Portugal, nesta segunda-feira Manuel Solla, presidente da Cooperativa Multisectorial para a Economia Social e Solidária (COOP 560), que liderará o processo. A decisão de criar o banco foi tomada no Fórum de Finanças Éticas e Solidárias, que reuniu 350 dirigentes cooperativos e sociais ibéricos este fim de semana, no Porto.

"Vamos desenvolver um trabalho de advocacia e lobby político no que respeita às necessidades de adequação do quadro legal português para a construção de instrumentos financeiros que ponham a economia efetivamente ao serviço das pessoas", justificou.

O dirigente cooperativo, que prometeu "detalhes para breve", revelou a intenção de "um trabalho igualmente articulado com entidades estrangeiras e redes internacionais, com experiencia na construção e promoção de instrumentos financeiros alternativos". Paralelamente, será feito o levantamento de necessidades específicas do mercado social português em matéria de instrumentos financeiros alternativos, revelou.

Também à Lusa, e no âmbito das conclusões do Fórum de Finanças Éticas e Solidárias, Fernando Martinho, presidente da Confederação de Cooperativas de Trabalho Intracooperativo de Portugal (Trabalhocoop), destacou o empenho dos participantes no fomento da educação financeira dos cidadãos, para um maior conhecimento das regras de funcionamento do sistema financeiro. "Do mesmo modo, pretendemos sensibilizar a sociedade portuguesa sobre alternativas de poupança ética, responsável e solidária", acrescentou.

Paralelamente, resultou a necessidade de "estimular a investigação e monitorização de informação referente ao enquadramento legal vigente sobre serviços financeiros: banca, fundos solidários, cooperativas de crédito, seguros éticos e associações de crédito solidários, entre outros".

Os dirigentes presentes assumiram ainda o compromisso de "pensar, desenvolver e consolidar uma plataforma portuguesa para a Promoção das Finanças Éticas e Solidárias". "O futuro só será realidade se for cooperativo e é esse o futuro que queremos construir", concordaram Manuel Solla e Fernando Martinho. (Fonte: RTP Notícias)

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: