Notcias

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

2018 2017 2016 2015 2014 2013

Últimas notícias

Buscar

Notícias

Embaixadores do Dia C Gois so empossados na manh de hoje

23/03/2018
edit1-161717156.jpg


Um time de embaixadores do Dia de Cooperar (Dia C Goiás), que vão estar na linha de frente dos projetos de responsabilidade social nas suas cooperativas, foi empossado pelo Sistema OCB/SESCOOP-GO, na manhã de hoje (23), durante o lançamento estadual do programa. Vinte cooperativas goianas estiveram representadas no evento, realizado no auditório do Edifício Goiás Cooperativo. São eles que vão conduzir o planejamento das ações estruturadas de voluntariado durante a campanha, além de fazer o engajamento do público e da comunidade.


Os embaixadores foram recebidos e certificados pelo presidente do Sistema, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, que falou do papel do cooperativismo e do Dia C. "O mundo hoje está chegando próximo ao que a gente faz desde o nascedouro do cooperativismo, que é compartilhar, trazer as pessoas para trabalharem e participarem juntos. E o Dia C vem mostrar para todos, que nós compartilhamos, somos solidários e temos, nos pilares do cooperativismo, a missão de apoiar as comunidades onde estamos inseridos", afirma Joaquim Guilherme.  

Eles participaram da palestra da educadora socioambiental Luciana Silva Castro, profissional com ampla qualificação e experiência na elaboração de projetos sociais e formação de equipes. Ela falou da importância do papel dos embaixadores na realização dos Dia C em suas cooperativas. Segundo ela, é preciso criar projetos contínuos que atendam às reais necessidades das comunidades.

"Os embaixadores precisam sensibilizar a equipe que vai propor o projeto para a sociedade e envolvê-la, dentro de um engajamento e comprometimento. Também precisam identificar, nos locais que vão receber esses projetos, as lideranças que possam apoiá-lo e se engajar no Dia C. Então, não se trata de uma equipe interna que vai lá na comunidade e leva um pacote pronto de um projeto. Isso precisa ser construído na coletividade, a partir de uma necessidade real da comunidade, estar alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e refletir realmente a meta do projeto. O embaixador precisa garantir que todas as etapas do processo aconteçam de forma democrática, coletiva, participativa."

Luciana ministrará, nesta tarde, um workshop para os embaixadores e convidados, para ajudar a capacitá-los no desenvolvimento de projetos para o Dia C que atendam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU.

Cronograma

As inscrições de projetos para o Dia C Goiás 2018 podem ser realizadas ao longo de todo ano. O preenchimento do relatório final se dará em 2 etapas, como em 2017. A 1ª encerra em 31/08, com projetos que encerrarem até 31/07. Já a segunda, inclui os projetos que iniciam e/ou se encerram após esta data, sendo que os relatórios devem ser entregues até 11/01/19.

A grande festa em comemoração aos projetos do Dia C, que é realizada em todo o País, sempre no primeiro sábado de julho, será antecipada este ano. Devido ao calendário da Copa do Mundo, a celebração foi marcada para o dia 30 de junho.

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: