Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Entidades definem ações para início da capacitação de cooperativas de reciclagem

04/03/2020
edit4-7813157.jpg


Representantes do Sistema OCB/SESCOOP-GO, da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e do Ministério Público de Goiás (MP-GO) reuniram-se hoje, na Casa do Cooperativismo Goiano, para definir novas ações para o andamento do projeto de desenvolvimento das cooperativas de reciclagem da Região Metropolitana de Goiânia. Após um trabalho de sensibilização e de diagnóstico das reais necessidades desse público (iniciado em 2019), a iniciativa avança, agora, para a formalização das empresas cooperativas. 

Para isso, a Amma vai editar, nos próximos dias, uma regulamentação que delimita quais são as regras e compromissos que cada cooperativa deve assumir para ter o direito de usufruir de todos os benefícios oferecidos pelo projeto, que poderão encaminhá-las para um crescimento competitivo e sustentável. Isso inclui cursos de formação, capacitação e consultorias para a melhoria da gestão das cooperativas e conquista de mercado; garantias de acesso à estrutura, meios de produção e serviços ligados à prefeitura, além do respaldo do Ministério Público.  

Após a definição das regras, o grupo de trabalho fará a sensibilização das cooperativas de reciclagem para que elas entrem, de fato, para o Sistema, a partir do registro na OCB-GO. Com isso, elas receberão todo um acompanhamento de profissionais, para que consigam se adequar às normas e preceitos cooperativistas e ambientais. 

Outra ação definida na reunião desta quarta-feira (4) é o envio de uma equipe à cidade de Campo Grande (MS), para conhecer o centro de triagem do município. O espaço é utilizado por diversas cooperativas e pode ser uma referência para a implementação de ideias em Goiânia.

Em abril, serão entregues os primeiros certificados de qualificação, durante o 2º Encontro de Empreendedorismo das Cooperativas de Reciclagem da Região Metropolitana de Goiânia.

Depoimentos

“Esse trabalho com as cooperativas de reciclagem vai ajudar muito o cooperativismo como um todo. Precisamos mostrar para a sociedade que, entre escolher um modelo de negócio tradicional e uma empresa cooperativa, é melhor optar por aquela opção mais justa, que distribui renda e olha para a comunidade. E o cooperativismo é isso.”
Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO


“A Amma, com sua responsabilidade de gestora das políticas públicas de resíduos da capital, fará o cadastro das cooperativas e delimitará as regras para que elas possam receber os benefícios do projeto.”
Gilberto Marques, presidente da Amma


“Eu acompanho o trabalho que é feito em outros Estados e não existe iniciativa semelhante em outros lugares. No estágio em que essas cooperativas de catadores se encontram hoje, essa é uma oportunidade única para que elas conquistem uma posição de independência e sustentabilidade e para que a gente conclua o trabalho de inclusão social desse público.”
Juliano de Barros Araújo, promotor de Justiça do MP-GO, que integra a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: