Notícias

Entrega do 18 Prmio Defesa Vegetal na segunda

26/06/2015

A cerimônia do Prêmio Defesa Vegetal, nova denominação do Prêmio ANDEF, será realizada na próxima segunda-feira (29), em São Paulo. O evento, que está em sua 18ª edição, é realizado pelo Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF), em parceria com o Sistema OCB.

Três cooperativas estão entre as finalistas. São elas:

Cocari – com o Projeto Olhos D'água
O Projeto Olhos D’Água trabalha na recuperação de nascentes de água, localizadas nas propriedades dos associados da Cocari. Simples e de fácil execução, o trabalho consiste em identificar na nascente a artéria responsável por jorrar a água, fazendo aumentar o volume. Depois de restaurada, a mina é coberta para que a água não receba interferências externas na sua qualidade.

A Cocari mantém um cadastro informatizado de nascentes. O associado pode se dirigir às unidades da cooperativa em sua região e fazer o cadastro. A restauração obedece a ordem de cadastramento. Até abril de 2015, foram recuperadas 512 minas e 209 constavam no cadastro de espera. A Cocari disponibiliza um técnico, contratado especialmente para o trabalho de recuperação das minas. 

O projeto prevê a participação do produtor, ou de alguém designado por ele, para trabalhar no apoio durante a restauração das nascentes. Este mesmo projeto foi o primeiro lugar na categoria Desenvolvimento Sustentável do Prêmio Cooperativa do Ano, em 2014.

Coplana – com o MIP - Manejo Integrado de Pragas (soja)
O MIP – Manejo Integrado de Pragas – na cultura da soja foi implementado pela Coplana, em parceria com a Unesp Jaboticabal, com o intuito de promover a sustentabilidade da cultura, do produtor e do ambiente, em toda a região de atuação da Cooperativa. O intuito foi incorporar o manejo integrado de pragas ao sistema de produção dos cooperados, visando a manter a população das pragas em níveis abaixo daqueles que causam danos econômicos.

Com isso, já foram monitorados mais de 5.000 hectares. Reduziu-se, em alguns casos, os custos de produção em até 20%, evitando aplicações de produto desnecessariamente. Também são monitorados os inimigos naturais das pragas, para reduzir sua mortalidade.

Esta cooperativa foi o segundo lugar na categoria Inovação e Tecnologia Sustentável do Prêmio Cooperativa do Ano, em 2012. Na época, o projeto vencedor foi o Amendoim Modelo Exportação, também da Coplana.

Coplacana – com o Projeto Olhar Sustentável
Visa a reduzir os impactos desde o plantio da cana-de-açúcar até a colheita, respeitando os quesitos da propriedade como: conservação solo, rendimento operacional, diminuição do número de manobras (gastando menos combustível), redução do custo de operação, impacto agronômico, redução da compactação do solo e diminuição da poluição ambiental.

Para mais informações, acesse: www.premiodefesavegetal.com.br.

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: