Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Expedição do Dia C Goiás 2022 no Rio Meia Ponte começou neste domingo

29/05/2022
whatsapp-image-2022-05-29-at-17-1114151511.jpeg

 
Neste domingo (29) foi dada a largada para a expedição que irá instalar ecobarreiras para a contenção de lixo e resíduos no Rio Meia Ponte. A ação faz parte do Dia C Goiás 2022 (Dia de Cooperar) e é uma realização do Sistema OCB/GO com o apoio das cooperativas Sicoob Goiás Central, Sicoob Uni e Unimed Goiânia. 

As duas canoas saíram em um trecho do Rio Meia Ponte localizado próximo de Inhumas. A equipe da expedição, comandada pelo arquiteto e urbanista Luiz Botosso, que também é ambientalista e cicloativista, possui mais três pessoas. “Por segurança é bom não ir sozinho. Então, vamos em duas canoas, na outra vai o Raniel Martins. Além dele, tem a equipe de apoio em terra, que é o Agnaldo Ferreira no carro e o Alan Miguel que fica no localizador por satélite. Se precisarmos de ajuda, eles recebem um sinal e vem até nós”, explica. 
 
O objetivo da ação é a instalação de duas ecobarreiras no Rio Meia Ponte para a coleta de resíduos inadequadamente descartados no manancial e também servirá de exemplo para a necessidade de preservar o meio ambiente. “O sistema de cooperativas é uma potência de entidades, e eles se unindo em torno do meio ambiente tem muita força, espero que essa ação perdure e seja transformadora”, afirma Luiz Botosso. 

A primeira ecobarreira será instalada na região Metropolitana de Goiânia, na quarta-feira (1/05). Depois disso, as duas canoas seguem descendo o Rio Meia Ponte onde instalam a segunda ecobarreira no sábado, na região do Vale das Pombas. 

“O critério usado para a instalação das ecobarreiras é a largura do Rio, não pode ser muito grande. Se for mais estreita é melhor porque facilita o acesso de quem vai recolher o lixo”, explica Botosso. O Sistema OCB/GO fechou uma parceria com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) para a coleta e destinação adequada dos resíduos flutuantes que serão recolhidos das ecobarreiras no Rio Meia Ponte.   

“Às vezes o cidadão vê o rio e acha que está tudo tranquilo. Mas uma expedição como essa tem a função de mostrar o acúmulo do lixo, isso tem um impacto na população e ajuda na sensibilização ambiental das pessoas”, comenta Botosso.  

Belezas 

Depois de instalar as ecobarreiras na região metropolitana, a expedição segue descendo o Meia Ponte até chegar ao Rio Paranaíba. “Queremos presenciar e chamar a atenção para as belezas que esse rio ainda oferece para a gente. É um rio muito importante para Goiás. Ele tem influência nas principais cidades do estado e uma importância histórica também”, diz Botosso.  

 


  

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: