Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

FCO: Governo de Goiás e parceiros preparam transição para processo 100% digital

10/10/2022
seapa-1077214.jpeg

 

Todo o processo de tramitação de cartas-consulta ao Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) passará, em breve, a ser 100% digital. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) vem participando do trabalho de implantação do Sistema de Cartas-Consulta Digitais do FCO e, na sexta-feira (07/10), por meio da gerência de Inteligência de Mercado, conduziu reunião com equipes de instituições financeiras ligadas à Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB/GO).

Os parceiros do Sicoob, Sicred e Cresol foram apresentados ao Sistema de Cartas-Consulta Digitais do FCO e puderam tirar dúvidas sobre a plataforma. Com a “virada digital”, eles não poderão mais dar entrada em propostas preenchidas manualmente. Terão a missão de intermediar o acesso à plataforma virtual, preenchendo os dados e inserindo os documentos necessários para que o produtor possa pleitear os recursos do FCO Rural. O objetivo é modernizar, agilizar e tornar o processo mais transparente. No Estado, o FCO Rural também é operado pelo Banco do Brasil e pela Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento).

"Nesse novo formato, além de diminuirmos a burocracia com papel, ao cadastrarmos a proposta no sistema, todo o fluxo será feito por lá e poderá ser acompanhado pelo proponente, sendo assim possível a ele saber o andamento da solicitação. É um passo importante para a transparência desse tipo de processo", explica o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça.

Em Goiás, as cartas-consulta ao FCO Rural são analisadas pela Seapa e aprovadas pela Câmara Deliberativa do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE/FCO), composto por Seapa, Secretaria da Retomada, Secretaria de Indústria e Comércio e outras entidades. De janeiro a setembro foram aprovados R$ 1,6 bilhão em financiamentos do FCO, só na modalidade Rural.

"Até hoje recebemos cartas preenchidas à mão pela instituição bancária. Com a migração para o digital, ganhamos tempo e podemos mapear a destinação de recursos, buscando favorecer mais pessoas", complementa o superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia. Somente em 2022, a Seapa ajudou a analisar e aprovar 1.334 cartas-consulta ao FCO Rural.

Apresentação
O gerente de Inteligência de Mercado da Seapa, Petherson Santana, que conduziu a reunião com as equipes de Sicoob, Sicred e Cresol para apresentar o Sistema de Cartas-Consulta Digitais do FCO, pontuou os principais erros cometidos por quem já utilizou o sistema. “É uma plataforma simples e intuitiva. O produtor pode procurar atendimento em uma agência autorizada do Sistema OCB-GO, do Banco do Brasil ou da GoiásFomento e terá todo o apoio necessário para encaminhar sua proposta”, afirma.

Em Goiás, o Sistema de Cartas-Consulta Digitais do FCO recebe propostas de financiamento a partir de R$ 500 mil. Podem pleitear os recursos produtores rurais ou empresários, independentemente do porte, que estejam interessados em obter financiamentos com recursos do FCO e que se enquadrem em um dos programas/linhas previstos na programação do Fundo.

O tempo médio para avaliação da carta-consulta pelo CDE é de 30 dias, e de contratação do financiamento pela instituição financeira é de aproximadamente de 60 dias, podendo, a depender do caso, ultrapassar esse período, sendo que o prazo de validade da carta-consulta é de 180 dias, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.


Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás

Comentários
Petherson Santana
Em 10/10/2022 - 15:08
Parabéns a todos os envolvidos !!!
Em 10/10/2022 - 15:08

Obrigado Petherson!
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: