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Federação Centro Brasileira e Unimed Goiânia promovem 1º Webinar de Enfermeiros Auditores e 11º Ciclo de Educação Continuada

24/06/2020
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A Unimed Federação Centro Brasileira e a Unimed Goiânia promoveram, no dia 19 de junho, o 1º Webinar de Enfermeiros Auditores da Federação e 11º Ciclo de Educação Continuada da Unimed Goiânia. Realizados das 14 às 18 horas pela plataforma Google Meet, os eventos tiveram o apoio do Sistema OCB/GO e os debates giraram em torno do tema a Covid-19, que foi abordado por dirigentes das Unimeds e por profissionais das áreas médica e de enfermagem. 

Estratégias em APS, promoção/prevenção à saúde durante a pandemia, protocolos de atendimento em pronto-socorro, em Unidade de Terapia Intensiva e em enfermaria na Covid-19 foram alguns assuntos abordados na mesa-redonda que marcou a primeira parte do evento e contou com a participação do presidente da Federação, Danúbio Antonio de Oliveira, do presidente da Unimed Goiânia, Sérgio Baiocchi, de especialistas e de gestores e técnicos das Singulares federadas. 

O médico Flávio Guimarães alertou para a importância de seguirem os protocolos de manejo dos pacientes e para cuidados na paramentação e desparamentação para prevenir a contaminação de profissionais. A médica Ana Coutinho falou sobre o uso do telemonitoramento para o acompanhamento de pacientes. Ela observou que esse trabalho pode ser feito com a tecnologia já disponível, como telefone e e-mail. Aplicativos, sites e redes sociais também devem ser usados para orientar a população neste momento. 

A médica infectologista Fernanda Torres, do programa SOS Coop do Sistema OCB/GO, falou sobre o manejo de pacientes com Covid-19 e a enfermeira Milainy Barbosa abordou as mudanças na rotina da qualidade e da segurança do paciente no transporte intra-hospitalar, a limpeza de superfícies e de equipamentos e o manejo de corpos. 

Cases Singulares

Também diretor de Atenção Integral à Saúde da federada Unimed Anápolis, Danúbio Antonio de Oliveira falou sobre a experiência da Singular com o Plano Essencial, o plano de atenção integral à saúde, no enfrentamento da pandemia. Ele citou estratégias adotadas para o atendimento, dentre elas um maior distanciamento entre as cadeiras na recepção, reforço na higienização do espaço e no uso de Equipamentos de Proteção Individual pelos colaboradores, mudanças no fluxo operacional e o telemonitoramento dos pacientes. “Percebemos o quanto esse telemonitaramento, esse contato telefônico direto entre o médico e o paciente é importante”, disse, ressaltado que todos estão aprendendo com a pandemia. Géssica Alves dos Santos, da federada Unimed Regional Sul Goiás, falou sobre a experiência da Singular, que logo no início da pandemia criou um comitê de crise para a adoção de ações rápidas em relação à Covid-19. 

Fonte: Assessora de Comunicação da Unimed Federação Centro Brasileira

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