Notícias

Governador concede homenagem ao presidente e ex-presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO

22/06/2015

O presidente do Sistema OCB/ SESCOOP-GO, Joaquim Guilherme de Souza e o ex-presidente do Sistema, Haroldo Max de Sousa, receberam a comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, se trata da mais alta honraria concedida pelo governo do Estado de Goiás a um cidadão, na sexta-feira, 19 de maio, em um almoço oferecido no palácio das Esmeraldas, pelo governador Marconi Perillo. 

O presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Joaquim Guilherme afirmou que o cooperativismo promove o crescimento e o desenvolvimento econômico e social da região onde está inserido. Ele também explicou que essa perspectiva de crise  é preocupante, mas com muito trabalho, muito planejamento é possível sobreviver a isso.

Durante o evento foi lançado o Censo do Cooperativismo Goiano, publicação que está na 10ª edição. O documento mostra que as cidades goianas que tem cooperativas a renda per capta por habitante é 28% maior, se compara com um município que não tem. Em Goiás dos 246 municípios, 82 possuem ao menos uma cooperativa. 

Pleito
Na ocasião, estiveram presentes no Palácio os conselheiros do Sistema OCB/SESCOOP-GO, presidentes de cooperativas, vários parlamentares, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, além de auxiliares do governador e membros do Sistema OCB/SESCOOP-GO. Um  pleito de anos reivindicado pelo Sistema ao governador Marconi Perillo, com um membro permanente na composição da JUCEG, que possa acompanhar o registro de cooperativas. O governador disse que o pleito já foi atendido e que só falta ele assinar a documentação para ratificar o fato.

O presidente da OCB Nacional, Marcio Lopes de Freitas, explicou que o movimento cooperativista no Brasil está indo bem, está conseguindo ocupar espaço, ampliar a participação social no Brasil, a cada ano que passa um número maior de pessoas aderem ao cooperativismo. Do ponto de vista econômico, as cooperativas tem se fortalecido. “Hoje nós podemos dizer com certeza que 50% da produção agropecuária brasileira passa pelo cooperativismo”, destacou.

Crescimento
O governador Marconi Perillo, em discurso disse que não há possibilidade de crescimento sem cooperativismo, sem associativismo, sem o setor priviado, não como ter emprego sem essa conjunção de fatores. “Vocês são fundamentais no processo de desenvolvimento de Goiás e do Brasil”, enfatizou.



Comentários
Raimundo C.Rodrigues
Em 26/06/2015 - 11:10
Gostaria de receber um exemplar do Censo do Cooperativismo Goiano j que sou professor de Cooperativismo da UFPB. Rua Monteiro Lobato,689- Alto Branco 58.401-417 - Campina Grande - Paraba
Sistema OCB/SESCOOP-GO
Em 12/08/2015 - 09:56
Ol, professor Raimundo Rodrigues! O senhor pode acessar o Censo do Cooperativismo Goiano em verso on-line, no endereo http://pt.calameo.com/read/001316162b4fca5d7a35e. Obrigada pelo contato. Estamos disposio!

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: