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Governo anuncia medidas para facilitar escoamento de gros

14/01/2015

Com a estimativa de safra recorde de grãos em 2015, com produção superior a 202 milhões de toneladas, o governo anunciou nesta terça-feira, 13, uma série de medidas para facilitar o escoamento da produção. Elas incluem incentivo do uso de portos localizados nas regiões Norte e Nordeste, automatização do sistema de agendamento da chegada de caminhões ao Porto de Santos, colocação de cascalho e disponibilização de tratores para socorro de veículos atolados na BR-163. Sem citar os custos com ações consideradas estratégicas para viabilizar o escoamento da safra deste ano, os ministros da Agricultura, Kátia Abreu, dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, e da Secretaria de Portos, Edinho Araújo, disseram que o País não enfrentará problemas em transportes de produtos agrícolas da fazenda ao porto. “Tivemos aumento de 5% na produção geral, aumento de 11% na produção especificamente de soja e, claro, a maioria dessa soja vai para exportação. Mas com a experiência do ano passado, que foi exitosa, a Secretaria de Portos e o Ministério dos Transportes estão muito mais preparados para melhorar a performance (do escoamento), independentemente do crescimento,” disse Kátia Abreu. Com a maior parte da produção agrícola do País concentrada nas regiões Centro-Oeste (42%), Nordeste (9%) e Norte (4%), ante 36% das regiões Sul e Sudeste (9%), as ações de escoamento também estarão voltadas para facilitar o transporte dos grãos para os portos de Belém, no Pará, e de Itaqui, no Maranhão. Atualmente, há uma concentração das remessas para os portos de Santos, em São Paulo, e Paranaguá, no Paraná, responsáveis por 50% das exportações na safra 2013/2014. Para isso, o Ministério dos Transportes prevê melhoria na infraestrutura de corredores multimodais na região conhecida como Arco Norte, que compreende os estados de Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins e Maranhão. 
Na Rodovia BR-163, principal canal de escoamento de grãos da Região Norte, num trecho de 945 quilômetros entre as cidades de Sorriso (MT) e Miritituba (PA), haverá aumento das ações de manutenção, colocação de cascalho e disponibilidade de tratores ao longo dos 136 quilômetros que ainda não foram pavimentados. “Se saíssemos com a soja de Sorriso ou Lucas do Rio Verde pelo eixo Arco Norte, reduziríamos o custo que fica entre R$ 260 e R$ 270 (do Porto de Paranaguá) a tonelada para (algo entre) R$ 204 e R$ 205 a tonelada. Isso vai direto na veia do produtor, diminuindo o custo de produção. Não podemos esquecer que a produção não é 100% exportada. E, quanto menos custo, mais barato ficarão os produtos nas prateleiras dos supermercados brasileiros”, disse Kátia Abreu. Entre as medidas também foi destacado o financiamento de 426 embarcações para transporte de grãos com uso do Fundo de Marinha Mercante em operações nas hidrovias dos rios Madeira e Tapajós. Em relação ao maior porto do País, o de Santos, o ministro Edinho Araújo prometeu automatizar o sistema de agendamento da chegada de caminhões e entregar novo pátio de estacionamento até o início da colheita. 
“Esse sistema entrará em operação tão logo se inicie a safra 2015, prevista para fevereiro. A central (de agendamento), que no ano passado funcionou em Brasília, será instalada no Porto de Santos, com toda a tecnologia, (de modo a evitar) congestionamento”, disse Edinho Araújo.
Também está prevista a melhoria da fiscalização dos caminhões, a ser feita pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com instalação de quatro pontos fixos e um móvel de checagem, além de suporte tecnológico em tempo real, melhoria e duplicação de rodovias, além do incentivo do modal ferroviário. 
De acordo com o Ministério da Agricultura, a expectativa é de que haja crescimento de 6,2% (64,5 milhões de toneladas) nas remessas internacionais de grãos em 2015, na comparação com a safra passada, quando foram exportadas 61,5 milhões de toneladas do complexo soja e farelo. (Fonte: Agência Brasil)

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