Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Grupo de mulheres cooperativistas promove 1ª palestra sobre feminismo no Sistema

13/11/2020
palestra-feminismo-no-sistema-19313146.jpeg


No próximo dia 24 de novembro, a professora Lúcia Helena Rincón Afonso ministrará uma palestra online para as mulheres que compõem o sistema cooperativista, em Goiás. O evento idealizado pelo grupo que realizou a formação do Programa de Mulheres Cooperativistas do Sescoop/GO tem o objetivo de levar a mais mulheres a consciência sobre a sua importância na sociedade. O tema da palestra será "O feminismo cooperando para a equidade e transformação".

A palestrante Lúcia Helena é doutora em educação, formada em História, foi uma das fundadoras do Centro Popular da Mulher de Goiás, é diretora do Centro Popular da Mulher/UBM-GO e faz parte da coordenação nacional da União Brasileira de Mulheres/UBM. A proposta da palestra é apresentar o feminismo para as mulheres cooperativistas enquanto pensamento filosófico e político de transformação. Uma abordagem que visa conscientizar as mulheres sobre sua importância na sociedade.

Segundo o último Censo do Cooperativismo Goiano, publicado em 2018, quando se avalia a participação por gênero, de modo geral, as mulheres são presença modesta entre os quadros de cooperados (apenas 30,6%). Por outro lado, elas apresentam participação mais relevante nas vagas de trabalho e ocupam 44,1% dos empregos, especialmente, dos ramos crédito e saúde, em que representam, respectivamente, 70% e 58,2% dos colaboradores.

No cooperativismo, as mulheres representam uma importante presença na força de trabalho, porém sua participação em cargos de liderança ainda está aquém. Olhando para um dos sistemas de cooperativas de crédito no Brasil, o Sicoob, segundo dados do Relatório de Sustentabilidade 2019, possui apenas 16% dos cargos (Conselho de Administração) de liderança ocupados por mulheres.  

Censo
Essa será a primeira ação do grupo de mulheres cooperativistas de Goiás e elas comemoram a promoção da primeira palestra, já com um tema ousado e relevante, que é o feminismo. “As palestras sobre feminismo são importantes não só pela função informativa (visto que muitas mulheres ainda não têm entendimento de qual é o real propósito do movimento), mas também, como ação mobilizadora, pois, quanto maior o nível de consciência, maiores são as chances de criarmos e fortalecermos (juntas) ações efetivas, que modifiquem realidades”, reforça a participante do Programa de Mulheres, consultora de carreira e psicóloga Eloisa Ribeiro.

Já a presidente da cooperativa Bordana, Celma Grace de Oliveira, afirma que, para falar sobre o futuro das mulheres, é preciso falar do passado e avaliar quais foram os pontos que geraram a desigualdade de gênero. “Os movimentos feministas falam de igualdade e não de superioridade de um ou de outro gênero. A percepção da desigualdade de gênero no Brasil é algo recente, mas já consolidado na sociedade”, conclui.

A colaboradora do SESCOOP/GO Thaís Costa Araújo fala sobre a participação da mulher no cooperativismo. “Tenho muito claro que a mulher exerce um papel fundamental e a evolução da sociedade em que vivemos só ocorrerá se mudarmos nossa mentalidade: começando com os filhos que criamos, assim poderemos reescrever as regras que limitam os gêneros. E, em breve as cooperativas de sucesso serão aquelas que consideram que a força de trabalho não é só produtiva, mas também inclusiva. O futuro já começou e nós somos parte dessa mudança”.

A palestra será gratuita, realizada pela ferramenta do Google Meet e retransmitida pelo Youtube. 


Palestra: O feminismo cooperando para a equidade e transformação


Dia: 24 de novembro
Horário: 14 horas
Local: plataforma on-line Google Meet e retransmissão pelo Youtube
Palestrante: professora Lúcia Rincón, doutora em Educação, diretora e uma das fundadoras do Centro Popular da Mulher de Goiás, faz parte da coordenação nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM).
Inscrições: clique aqui

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: