Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

IFC e SICREDI desenvolvem capacitação para ajudar Microempresas e PMEs a sobreviverem à pandemia

02/02/2021
capacitacao-ilustracao1-315161415.jpg


A International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, está trabalhando em parceria com o banco cooperativo Sicredi Brasil Central (BRC) para apoiar micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) nas regiões de Mato Grosso do Sul, Goiás, Oeste da Bahia e Tocantins, no enfrentamento dos desafios colocados pela pandemia de Covid-19. Os 319.451 cooperados da Central o Sicredi BRC têm à disposição uma capacitação online, grátis, para ajudar na solução de temas práticos do dia a dia. A trilha de micro vídeos "O seu negócio não pode parar" possui dez episódios, que abordam dicas sobre controle de custos, elaboração de plano de negócios, empréstimos durante a pandemia, linha de crédito e mudança de perspectiva em meio à crise, entre outros assuntos.

O material foi elaborado a partir do conteúdo do Programa de Capacitação para MPMEs em Tempos de Crise, desenvolvido pela IFC para apoiar seus parceiros estratégicos no fortalecimento de capacidades de seus clientes durante a pandemia. O Programa está alinhado com a estratégia de Inclusão Financeira do Grupo Banco Mundial, cujo objetivo é expandir o acesso financeiro para pequenas e médias empresas, para promover seu crescimento e proteger empregos em mercados emergentes.

Os vídeos chegam aos cooperados por whatsapp e estão sendo exibidos nas redes internas de TV do Sicredi BRC e estão também disponíveis na plataforma YouTube. A IFC e o Sicredi BRC trabalham em parceria desde 2013 em projetos de assessoria técnica e investimentos.

"Esses vídeos online gratuitos fornecem recursos práticos e conteúdo de qualidade para micro e pequenas empresas. Estamos muito satisfeitos com a parceria com a IFC, reiterando nosso compromisso com nosso país, suas comunidades, e apoiando as empresas a emergirem desta crise econômica causada pela COVID-19", adiciona Leikson Junio de Faria, Assessor de Negócios da Central Sicredi Brasil Central. A série de vídeos online complementa o programa Eu Coopero com a Economia Local, que foi desenvolvido pelo sistema Sicredi para chamar a atenção para a valorização dos pequenos negócios como resultado das limitações causadas pela Covid-19 e direcionado à comunidade empresarial que requer suporte e assessoria especializada para reativar seus negócios.

Pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que a pandemia impactou grande parte dos pequenos negócios no Brasil. O levantamento indicou que 31% das empresas - cerca de 5,3 milhões de empreendimentos - mudaram o funcionamento e precisaram se adaptar para manter a saúde financeira. Para outras 10,1 milhões de empresas (58,9%), a decisão foi interromper as atividades temporariamente.

O Brasil conta com mais de 17,5 milhões de pequenos negócios, que contribuem com 27% do PIB do país e empregam cerca de 44,8% da mão de obra formal, de acordo com dados do Sebrae. Diante da crise, a sobrevivência desse segmento é um vetor importante para a preservação de empregos e desenvolvimento socioeconômico do país.

Para Rogerio Santos, executivo da IFC responsável por Instituições Financeiras no Brasil e no Cone Sul, "apoiar as micro e pequenas empresas é uma prioridade estratégica para a IFC, pois elas são um importante motor de criação de empregos e de desenvolvimento socioeconômico do país a médio prazo. Iniciativas como essa série de micro vídeos online são ferramentas que as empresas precisam para enfrentar a atual crise econômica".

A IFC investe no setor privado do Brasil desde 1957, endereçando os desafios mais críticos para o desenvolvimento do país, incluindo os de urbanização, inclusão social, saúde, educação, competitividade e produtividade e gerenciamento de recursos naturais.

Sobre a IFCA IFC - organização do Grupo Banco Mundial - é a maior instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado nos mercados emergentes. Trabalhamos em mais de 100 países, usando nosso capital, conhecimento técnico e influência para criar mercados e gerar oportunidades nos países em desenvolvimento. No exercício financeiro de 2020, investimos US$ 22 bilhões em empresas privadas e instituições financeiras nos países em desenvolvimento, alavancando o poder do setor privado para erradicar a pobreza extrema e aumentar a prosperidade compartilhada. Para mais informações, visite www.ifc.org.

Fonte: Assessoria de imprensa





Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: