Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Notícias

Infraestrutura apresenta demandas Frencoop

29/05/2015

 

Representantes das cooperativas de eletrificação rural se reuniram, nesta quinta-feira (28), com integrantes da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). O encontro ocorreu na sede do Sistema OCB, em Brasília, e teve dois objetivos: apresentar aos deputados federais os principais desafios do Ramo Infraestrutura e fazer um balanço das demais ações realizadas pelo Sistema OCB, na estruturação e defesa do ramo. 

Estiveram presentes, os deputados Osmar Serraglio (PR), Sérgio Souza (PR) e Edinho Bez (SC), que manifestaram apoio às cooperativas, afirmando que se empenharão em conseguir uma audiência com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, para defender os pleitos do setor. O presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, participou representando a diretoria da OCB.

Os conselheiros explicaram aos parlamentares que, dentre os desafios do setor, estão o atraso no repasse dos recursos da Conta de Desenvolvimento energético (CDE), cujos pagamentos encontram-se em débito desde 2014. Os deputados, por sua vez, asseguraram que irão trabalhar junto ao MME e Eletrobrás para viabilizarem a liberação dos recursos da CDE o mais urgente possível.

Legislação
A necessidade de revisar a legislação atual do setor elétrico de modo a reconhecer as peculiaridades das cooperativas também constou da pauta da reunião. A intenção é estimular a criação de normativos capazes de conferir equilíbrio econômico-financeiro às cooperativas distribuidoras de energia elétrica.

Segundo o coordenador do Conselho Consultivo do Ramo Infraestrutura, Danilo Roque Pasin, a intenção do setor, ao apresentar essas demandas, é ampliar o empenho da Frencoop na abertura de espaços de diálogo no âmbito do governo federal, especialmente no Ministério de Minas e Energia e na Casa Civil, visando construir um ambiente para alcançar estes dois itens.

Estruturação
No que diz respeito às ações realizadas pelo Sistema OCB na estruturação e defesa do Ramo, os conselheiros enfatizaram a necessidade de reverter os impactos negativos da atual metodologia aplicada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nas tarifas das cooperativas permissionárias.

Outro aspecto destacado foi o programa de capacitação a ser promovido pela unidade nacional do Sescoop, visando o aprimoramento técnico das cooperativas no setor elétrico. Um dos desdobramentos da reunião foi a organização de um workshop, cuja data aguarda definição, com o intuito de debater aspectos jurídicos e regulatórios aplicados às cooperativas de eletrificação.

A expectativa dos conselheiros é promover o evento, ainda neste ano.

Fonte: Brasil Cooperativo 

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: