Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Instituto Fenasbac lança Panorama da Inovação com Propósito no Cooperativismo Financeiro 2021

12/11/2021
captura-de-tela-2021-11-12-133806-302178.png


O Instituto Fenasbac acaba de lançar o “Panorama da Inovação com Propósito no Cooperativismo Financeiro 2021”. O relatório contém informações sobre o Sistema Cooperativista Nacional, com dados coletados durante pesquisa, informações cruzadas com dados atualizados do mercado e dados fornecidos pelo Banco Central do Brasil, alinhados aos princípios de ESG (Environmental, Social e Corporate Governance) e aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. O material contém informações atualizadas, funcionando como referência para o mapeamento da gestão de inovação e evolução do Cooperativismo Financeiro no mercado nacional.

Cooperativas Financeiras Singulares do Brasil, que responderam à pesquisa, colaboraram com o fornecimento de dados e o entendimento sobre a capacidade de inovação e de impacto social do setor. Além do material, a lista de cooperativas que participaram do RECIP e são elegíveis para as menções honrosas do Reconhecimento Inovação com Propósito também está disponível no site.
 
Sobre o Reconhecimento Inovação com Propósito

O RECIP foi criado para comunicar o valor do cooperativismo financeiro para a comunidade brasileira e aumentar as capacidades de gestão e inovação das cooperativas financeiras para expansão do setor, atentando-se aos propósitos do cooperativismo.

O RECIP visa contribuir efetivamente com o desenvolvimento do Cooperativismo Financeiro (respondendo à competição e à necessidade de expansão), além de comunicar o seu valor para a sociedade. Nesse sentido, o relatório lançado traz as seguintes contribuições: Modelo de Gestão para a Inovação com Propósito; Modelo de Maturidade para Inovar com Propósito; Avaliação da Maturidade das Cooperativas Financeiras Singulares para Inovar com Propósito; Recomendações para o desenvolvimento da Cooperativa para o nível seguinte da maturidade e Oito princípios norteadores para inovar com propósito.

A iniciativa reúne os grandes 7 sistemas de crédito do país, sendo eles, Ailos, CrediSIS, Cresol, Sicredi, Sicoob, Unicred e Uniprime, patrocínio do Bureau Veritas, Sistema OCB e FGCOOP; parceria da MundoCoop e apoio formal do Banco Central do Brasil.
 
Método de pesquisa é validado pelo Congresso da Asociación Latino-Iberoamericana de Gestión Tecnológica y de la Innovación

A validação internacional demonstra que o trabalho possui qualidade e rigor científico. O método de pesquisa e as discussões realizadas com cientistas no Congresso da ALTEC geram projeção internacional para o material produzido.

Ao longo do último ano, o RECIP foi dividido em etapas: elaboração do instrumento de medida; coleta, verificação e análise dos dados; e atualmente está na terceira e última fase: a divulgação do Panorama Nacional a distribuição das menções honrosas para as cooperativas elegíveis.
 
Sobre o Instituto Fenasbac

O Instituto Fenasbac é uma extensão da FENASBAC (Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central), que multiplica e compartilha conhecimento especializado, oferecendo soluções de consultoria que promovem a transformação inovativa e a cultura evolutiva das organizações com um só foco: materializar propósitos.

(Com informações da assessoria de imprensa da Fenasbac)
 

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: