Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Itumbiara vai instituir o Dia Municipal do Cooperativismo

22/08/2022
551d55f8a3eb4a8897551e830e35ff3e-51110117.jpg


A instituição do Dia do Cooperativismo no calendário oficial da Prefeitura de Itumbiara foi assinada na noite de ontem (20/08) pelo prefeito Dione José de Araújo (UB), na cerimônia de encerramento do Dia C Itinerante na cidade, evento promovido pelo Sistema OCB/GO em conjunto com o Núcleo Cooperativo da Região Sul, coordenado por João Batista Machado. 

O Projeto de Lei passa agora a tramitar na Câmara dos Vereadores e a expectativa é que seja sancionado nos próximos dias para que, a partir de 2023, a data comemorativa seja celebrada anualmente, sempre na segunda sexta-feira do mês de agosto.

“O projeto está pronto, assinado e já comunicamos a Câmara Municipal. Acatamos essa ideia do Sistema OCB/GO por entender que, com o cooperativismo, todos ganham, a partir da união, não só nos negócios que são realizados, mas também o município e a sociedade. Somos parceiros em alguns projetos, como a coleta seletiva do lixo, e tivemos neste fim de semana uma celebração fantástica, com as cooperativas e as pessoas participando”, ressaltou o prefeito Dione de Araújo.

Itumbiara será a quarta cidade goiana a instituir o Dia do Cooperativismo. Goiânia, Rio Verde e Bela Vista já aprovaram leis com esse mesmo objetivo. "Esse movimento de parceria com as prefeituras faz parte de nossa estratégia de ampliar o conhecimento e o desenvolvimento do cooperativismo em todo o Estado e começou com a implantação dos núcleos regionais", explica o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.  

Celebração
A comemoração de sábado (20/08) transcorreu nos períodos da manhã, com atrativos e serviços diversos abertos a toda a população e, no período da noite, foi realizada a cerimônia de encerramento e o show de humor com a dupla Nilton Pinto e Tom Carvalho.

Para o coordenador do Núcleo Cooperativo da Região Sul, João Batista Machado, o grande engajamento das cooperativas e da população foi o coroamento do esforço de cada cooperativa, cooperado e colaborador que contribuiu com a realização do evento. A comunidade compareceu em grande número e o evento foi prestigiado por autoridades dos poderes Executivo municipal e do Legislativo estadual e municipal, culminando com a assinatura do projeto de lei.

Sobre o trabalho de fortalecimento do cooperativismo em todas as regiões do Estado, desenvolvido pelo Sistema OCB/GO a partir da criação dos núcleos regionais e contratação de analistas de cooperativismo para cada um deles, João Batista Machado disse que a iniciativa se mostrou eficaz para aproximar cooperativas e a comunidade, além de favorecer a intercooperação, reforçando os laços entre as cooperativas.

“Essa visão do presidente Luís Alberto Pereira revelou-se acertada, e a realização de um evento desse porte em Itumbiara comprova isso. A estrutura veio de Goiânia, mas aqui a recebemos, cuidamos da organização e do contato com o poder público e conseguimos trazer as pessoas e todas as cooperativas organizadas de Itumbiara para o evento, o que é motivo de muita felicidade,” comemora.       

Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO, explica que esse esforço para dar visibilidade ao cooperativismo envolve também ações de comunicação, cursos de capacitação e outros eventos.  "A divisão do Estado em regiões, cada uma delas coordenada por um núcleo cooperativo, tem o objetivo de incentivar a criação de novas cooperativas e fortalecer as que já existem, principalmente com ações de intercooperação entre elas", informa o presidente do Sistema OCB/GO. 

A cidade de Itumbiara é a primeira a receber a campanha Dia C Itinerante, as próximas serão Cristalina (10/09), Campinorte (15/10) e Rubiataba (22/10). 

Os eventos do Dia do Cooperativismo foram realizados em parceria com as cooperativas Complem, Coopercitrus, Sicoob Unicentro Br, Sicoob Agrorural, Sicredi, Unicred, Unimed Regional Sul e Uniodonto Sul Goiano; com patrocínio do Sistema OCB/GO.  

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: