Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Jovens goianos que participaram do Somos Líderes avaliam importância do programa

25/11/2020
whatsapp-image-2019-12-05-at-14-61911120-8181137.jpeg


Em 2020, três jovens cooperativistas goianos se formaram no Somos Líderes, Programa de Desenvolvimento de Liderança. Voltado a pessoas com idades entre 21 e 35 anos, o programa teve o objetivo de preparar o jovem para ser uma liderança do cooperativismo, com uma visão prática da realidade do dia a dia a partir de diversas perspectivas sobre o que é ser líder no contexto no qual vivemos e iremos viver. Toda a metodologia foi preparada pelo SESCOOP em parceria com a empresa de consultoria HSM. Ao todo, foram 35 vagas.

O programa foi lançado em agosto de 2019 e, ao todo, 1.553 jovens, moradores de todas as regiões do Brasil, se inscreveram na seleção. Entre os critérios de classificação, foram avaliados o comprometimento com o desenvolvimento de um cooperativismo ético, a habilidade na comunicação e no relacionamento com outras pessoas, e possuir, claro, um mindset voltado à inovação e à transformação.

Erica Alves de Paula, diretora financeira da Cooperabs (Bela Vista), esteve entre os participantes de Goiás. Para ela, participar do curso foi uma oportunidade única. “Aprendizado foi gigante. Eu atribuo ao programa a pessoa que sou hoje. Foi uma mudança de pensamento, comportamento, abri minha visão em relação ao mundo, mercado, liderança, graças ao programa”, conta. 

Em um ano de curso, Érica cita que além de aprender mais sobre cooperativismo, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar em outros temas, por exemplo, a nova era digital. “A gente teve oportunidade muito rica de conhecer outras 34 pessoas, de todos os cantos do Brasil. Foi maravilhoso conhecer pessoas de cooperativas de outras realidades”, acrescenta. 

Victor Emannuel de Souza Teixeira, cooperado da Bordana (Goiânia)  também esteve no programa do SESCOOP. “O programa Somos Líderes Sescoop foi um marco, um divisor de águas para minha carreira profissional, vida pessoal, para o meu ser interior e para o meu espírito cooperativista. Pude aprender muito sobre métodos, conteúdos e estratégias para a liderança do futuro, com o auxílio de professores e professoras incríveis, com visitas técnicas em cooperativas, polos de inovação e cases de sucesso por várias partes do Brasil”, conta. 

Hoje, Victor faz parte do comitê conselheiro jovem do Sistema OCB, composto pelos 20 Jovens Embaixadores Coop do 14º Congresso Brasileiro de Cooperativismo. “ Sou imensamente grato ao Sistema OCB, essa jornada está contribuindo muito para mim, a cooperativa da qual faço parte e nos meus afazeres do comitê”, aponta.

O terceiro goiano que esteve entre os participantes do Somos Líderes é Hugo Ataíde Silva, colaborador do Sicoob Unisaúde Goiás (Rio Verde). Ele ressalta que o programa permitiu que os participantes fizessem uma autoavaliação e chegassem a conclusão do que deveriam fazer para evoluir como profissionais e futuros líderes. “Se pudesse dar um conselho para jovens cooperativistas é que se inscrevam na próxima oportunidade, é algo transformador. Agradeço ao SESCOOP e à OCB por ter feito parte desse time”, diz. 

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: