Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Notícias

Lanado o Frum das Entidades Representativas do Agro

14/08/2015

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, lançou na quinta-feira (13), no início da noite, o Fórum das Entidades Representativas do Agronegócio Brasileiro, que reúne executivos de associações e confederações de diversos segmentos e da agropecuária nacional. Uma das entidades convidadas por Kátia Abreu foi a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
 
Além do cooperativismo também tem assento no fórum os seguintes setores: criadores de gado zebu (ABCZ), exportadores de carne (ABIEC), criadores de aves e suínos (ABPA), produtores de frutas (Abrafrutas), produtores de café (CeCafé e CNC), representantes da cadeia produtiva (CNA), dos trabalhadores rurais (Contag), do Fórum Sucroenergético, da cadeia do leite (Viva Lácteos) e da indústria veterinária (Sindan).
 
Segundo Kátia Abreu, a intenção é que essas entidades ajudem a aconselhá-la em relação a pontos estratégicos do setor. A ideia, segundo ela, não é que as associações reportem demandas específicas de suas áreas, mas sim pendências de todo o segmento agropecuário. "Gostaríamos de ouvir as entidades para ter certeza de que estamos no caminho certo", disse a ministra.
 
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o governo tem demonstrado uma disposição ativa de ouvir o setor produtivo. “Isto garante que os atores do setor agropecuário emitam sua opinião sobre as políticas públicas do país, destinadas à produção nacional. Certamente o MAPA está pensando estrategicamente em dar suporte ao produtor rural e o movimento cooperativista sempre foi e continuará sendo um forte apoiador das ações do ministério. Desde que assumiu, a ministra Kátia Abreu nos tem demandando muito tecnicamente e, por isso, vamos continuar colaborando para termos uma agropecuária forte e, sobretudo, sustentável”, comenta o cooperativista.
 
Reestruturação

Kátia Abreu anunciou também que o governo prepara uma reestruturação da área de pesquisa agropecuária, projeto que denominou Aliança Nacional pela Inovação e Pesquisa Agropecuária. "(A reestruturação) será um passo a mais em relação ao que a Embrapa já faz. Faremos uma reestruturação muito profunda na pesquisa, que será interessante para o futuro da agropecuária", disse a ministra.
 
A ministra da Agricultura também prometeu que a Aliança Nacional deverá ser submetida a consulta pública e em breve será lançada pela presidente Dilma Rousseff. Esse plano visa a fortalecer os recursos destinados às pesquisas da Embrapa, entre outros pontos. 

 

Fonte: Brasil Cooperativo

TRANSPARNCIA

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: