Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Notícias

Mato Grosso e Uruguai iniciam intercooperao cooperativista

08/06/2015
ocb-mt-111691618.jpg


O Sistema OCB/MT quer ampliar a relação entre Brasil e Uruguai por meio de parcerias com o governo e as cooperativas uruguaias. O início dessa parceria ocorreu durante o V Fórum de Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio, realizado nos dias 15 e 16 de maio, em Cuiabá, pelo Sistema OCB/MT, a Aprosoja e a Ampa, onde participou uma comitiva do Uruguai formada por representantes do governo e de entidades do cooperativismo, por meio da Federação das Cooperativas Agrícolas.

O país vizinho está localizado na parte sudeste da América do Sul, com uma população de 3,5 milhões de pessoas. O Brasil e o Uruguai mantêm um longo histórico de relações bilaterais. Os dois países assinaram acordos de cooperação em temas diversos, como defesa, ciência e tecnologia, energia, transporte fluvial e pesca.

O Secretário de Política Agrícola do Uruguai, Mario Mondelli, disse: “O País está desenvolvendo um projeto de alinhamentos de política e de estratégias competitivas das cooperativas e vimos buscar aqui em Mato Grosso alguns exemplos”.   De acordo com o II Censo Nacional de Cooperativas e Sociedades de Fomento Rural realizado pelo Instituto Nacional de Estatística e pela Confederação Uruguaia de Entidades Cooperativas, existem no Uruguai mais de mil cooperativas.

Um em cada três uruguaios faz parte como sócio, gerando um valor de produção que permeia os 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Essas entidades ocupam um espaço significativo na economia uruguaia, provendo serviços financeiros, de saúde e transporte, promovendo soluções habitacionais para seus integrantes, produzindo leite, grãos e diversos alimentos, entre outros. 

Nesse cenário, o Sistema Cooperativista de Mato Grosso propôs a Mondelli, estudo de viabilidade de parceiras e uma visita oficial ao Uruguai para estreitar relações. A proposta foi aceita e o Secretário do Governo disse que “parceria entre cooperativas será muito bom, pois acho que o objetivo no desenvolvimento do Uruguai é o mesmo que aqui no Brasil, em Mato Grosso e, sem dúvida, no cooperativismo”. O presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, ressalta a importância da intercooperação no cooperativismo e “para isso não existe fronteiras”.

Cezário ressalta que o Sistema OCB/MT já faz intercooperação com cooperativas e instituições dos Estados Unidos, Canadá, Espanha e, agora, vai iniciar esse processo com o Uruguai. "Afinal, eles também estão construindo um instituto de educação superior parecido com o nosso voltado para as nossas cooperativas. Nós vamos fazer este intercambio de negócios e de conhecimento. Isso é muito bom.”

Fonte: Sistema OCB/MT

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: