Notícias

Mato Grosso ter 2 Faculdade do Cooperativismo

06/05/2015
faculdade-sala-de-aula-41271818.jpeg

Os presidentes das cooperativas registradas no Sistema OCB/MT aprovaram por unanimidade a implantação da Instituição de Ensino Superior e Pesquisa do Cooperativismo e autorizaram a participação do instituto como mantenedor da instituição. A decisão foi tomada durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada na semana passada. A Faculdade de Ensino e Pesquisa do Cooperativismo (FEPCOOP) entra numa nova etapa do projeto, que teve início em 2009, quando se discutia a necessidade de um ensino superior voltado para atender as cooperativas de Mato Grosso, parcerias e outros Estados. A expectativa é de que em 2017 a segunda faculdade voltada para o cooperativismo no Brasil receba sua primeira turma. A faculdade vai funcionar na sede do Sistema OCB/MT, em Cuiabá.

“Este é um momento histórico para mim como dirigente dessa Organização e vejo como um fato fantástico, e estamos de parabéns, pois isso demonstra maturidade para o nosso negócio”, salientou o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho. Ele acredita que “estamos resgatando aquilo que deveríamos sempre fazer nas nossas organizações, no nosso País, que é criar cidadania educando as pessoas para ser um bom cidadão. O ser humano foi feito para ser feliz e temos que nos educar até para ser feliz, senão a gente não sabe a extensão dessa palavra, por isso eu vejo que o Sistema OCB de Mato Grosso e as cooperativas vivem um momento histórico, caminhando com a educação”.

Para a assessora estratégica do Sistema OCB/MT, Janete Carmen Dalabarba, responsável pelo processo da FEPCOOP, “vivemos um momento extremamente importante para o cooperativismo. Estamos dando o passo inicial para a construção de ensino superior corporativo, pensando em conteúdo, em identidade cooperativa,  já que o sistema convencional de ensino, infelizmente não oferece essas condições para o mundo cooperativo”. Dalabarba explica, que “apesar de ser um processo longo a construção de uma instituição, onde o MEC (Ministério da Educação) é extremamente burocrático na aprovação desses projetos, tenho certeza que vai alavancar o cooperativismo no Estado”.

O Superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, explica que os próximos passos “serão as questões práticas, como consolidar a instituição mantenedora que tem a participação da OCB/MT e das cooperativas contribuintes, aquelas que vão manter o instituto em funcionamento”. Mazzotti explica que em outubro será dada entrada no MEC da abertura da plataforma da Faculdade, “e uma vez aprovado daremos inicio ao processo de implantação dos projetos de desenvolvimento institucional, pedagógico, regimentais e outros tramites para que o instituto atenda as nossas necessidades, seja em termos de governança, seja na profissionalização da gestão das cooperativas”. Ele poderá ainda que “o Instituto não será restrito às cooperativas mato-grossense, pois as parcerias estarão abertas, tanto em nível regional, nacional e internacional”.

O vice-presidente do Sistema OCB/MT e presidente da Central Sicredi MT/PA/RO, João Carlos Spenthof , disse que “é fundamental o investimento em educação para que tenhamos pessoas preparadas, executivos, diretores, gerentes e colaboradores de nossas cooperativas, que  saibam trabalhar os negócios cooperativos amparados pelos princípios e valores cooperativistas”. Ele acrescenta que “desenvolver as competências destes profissionais com as habilidades de gestão em cooperativas,  que é um ramo totalmente diferente dos demais, vai dar as diretrizes e criar a inteligência que nós precisamos dentro do cooperativismo para desenvolver as pessoas que serão os nossos líderes do futuro e vão levar o nosso cooperativismo mais avante ainda no Estado de Mato Grosso”.  

A presidência do Sicoob Central MT/MS, Aifa Naomi Uehara, também ressalta a importância do ensino superior no cooperativismo, destacando que “é um grande avanço”. Para Uehara o cooperativismo é muito carente na matéria, trazendo dificuldade para educar os dirigentes e colaboradores e pondera que “hoje os cursos de especialização e pós-graduação deixam muito a desejar, por isso acreditamos que com a criação do Instituto Superior do Cooperativismo em Mato Grosso,  vamos ter esse conhecimento de uma maneira mais fácil para todos, dirigentes e colaboradores”. Ela ainda acrescenta que “é o inicio de um futuro com mais conhecimento para o cooperativismo. Nós começamos com o cooperativismo correndo atrás de conhecimento e as vezes errando, não aprendíamos o que precisávamos realmente, e o Instituto vai nos oferecer o que precisamos e  isso é fundamental, é um caminho sem volta, para sempre”.

O Conselheiro do Sistema OCB/MT, Wilson José da Silva, que também é professor e acompanha o processo de organização da faculdade, “esse é um momento muito importante que nós estamos vivendo. Eu, como educador, me preocupo sempre com  a educação cooperativista. Infelizmente nós não temos ainda esta cultura implementada em nosso país, por isso vejo que demos um passo muito importante para difundir o cooperativismo”. Para ele, a criação desse Instituto de Ensino Superior voltado para o cooperativismo trará benefícios a todos indistintamente, “não só diretamente ligados ao cooperativismo, mas a sociedade como um todo. É um passo muito importante que estamos dando e tenho certeza que os frutos virão e num futuro não muito longe”.

O Conselheiro do Sistema OCB/MT e também professor, José Arnaldo dos Santos, também é enfático ao afirmar que a aprovação da faculdade foi uma decisão muito acertada “e traz um futuro muito promissor”. Ela ainda disse que “já era hora de todo segmento cooperativo assumir esse compromisso com o pilar mais importante para nossa excelência como empresa e como segmento econômico, que é a educação”.  Explica que “nós precisamos ter a excelência ao nosso favor e as competências nos bancos dos nossos cursos, com as nossas especificidades, do nosso Sistema, assim teremos base mais sólida para as tomadas de decisões econômicas e o sucesso do nosso sistema cooperativo”.

Fonte: Sistema OCB/MS

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: