Notícias

Mel na merenda escolar gera renda para apicultores em Taubat

01/12/2015
mel-de-cooperativa-merenda-escolar-13915156.jpg


Cerca de 70 apicultores de Taubaté estão aumentando as suas rendas com o fornecimento de mel para a merenda escolar da cidade. Neste ano, a compra do produto em sachê pela Prefeitura de Taubaté soma 12.812 quilos.

O mel é distribuído para os alunos da rede municipal de ensino. Ao todo, são cerca de 43 mil estudantes. A compra do mel foi realizado por meio de contrato com o APL (Arranjo Produtivo Local).

De acordo com a prefeitura, o investimento é de $ 542.550 na agricultura familiar. Uma outra iniciativa para estimular o setor foi a utilização de um box, no Mercatau, onde a Coapvale (Cooperativa de Apicultores) está divulgando as atividades de agricultura familiar.

Para o presidente da cooperativa, Paulo Lingiard, a produção e fornecimento do mel para a rede de ensino estão estimulando a geração de renda para os apicultores.

"Temos um núcleo de apicultores, que estão produzindo e aumentando seus rendimentos familiares. Observamos que a demanda aumentou nos últimos meses, principalmente por conta do contrato com a administração, que está possibilitando o acréscimo de colméias", conta.

Lingiard explica que sete associações fazem parte da produção do mel. "Nossa expectativa é que o nosso cultivo  seja expandido ainda mais. Hoje, fazem também parte alguns produtores de Santa Branca, Paraibuna, Cunha, entre outras cidade", acrescenta.

Alimentação  Segundo a prefeitura, o objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos e formar hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento e rendimento escolar, baseado no Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Portal Meon

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: