Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Minas Gerais sedia 4° módulo do Somos Líderes

03/03/2020

Jovens engajados com a economia compartilhada, consumo consciente e sustentabilidade é o perfil dos 35 participantes do Somos Líderes, Programa de Desenvolvimento de Liderança promovido pelo Sescoop Nacional.  Ao longo desta semana, de 2 a 6 de março, o Centro de Treinamento do Cooperativismo Mineiro recebe o grupo para a imersão no quarto módulo do Programa.

Em sua primeira edição, o Somos Líderes tem o objetivo de preparar jovens entre 21 a 35 anos, com uma visão prática a partir de várias perspectivas sobre o que é ser líder no contexto no qual estão inseridos.
No primeiro dia de capacitação, o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages, apresentou o Sistema Ocemg e os números do cooperativismo mineiro, desejando que a estadia dos participantes fosse produtiva.

Durante toda a semana, será abordada a temática Liderança e Contexto Social e o professor da HSM Rafael Telo também explanou sobre sustentabilidade e responsabilidade social com os jovens. “Meu foco é estimular que vocês pensem em situações de ganha-ganha, ou seja, que possam ponderar se as decisões estarão beneficiando tanto a sociedade e o meio ambiente, quanto a cooperativa em que atuam”, frisou.

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, acompanhado do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, abriu o segundo dia de trabalhos do programa e destacou o engajamento da turma. “Dos mais de 1.500 inscritos, nós podemos constatar que foi uma seleção extremamente primorosa. Formou-se um grupo de excelência e isso é muito motivador”.

Cláudia Moreno, analista de Desenvolvimento e Gestão da Unidade Nacional e gestora do Somos Líderes, comentou que o Sistema Ocemg é a primeira Unidade Estadual que recebe a inciativa. “Passaremos por cinco cidades diferentes, porque todo módulo está associado a uma visita técnica. Porém, já havia uma intenção da organização em trazer essa ação para dentro do nosso Sistema, o que está dando certo em Minas”, confirmou.

Ela explicou que a ideia do programa nasceu com o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, que havia feito uma capacitação em formação de novas lideranças anos atrás e gostaria de deixar uma iniciativa com este mesmo foco como legado para o cooperativismo brasileiro.

Para Raíssa Ferreira Brás, gerente Administrativo do Sicoob Credialto, de Piumhi, o programa vai além do que ela esperava quando passou pela seletiva para integrá-lo. “A cada módulo sentimos que as expectativas são superadas no nível dos conteúdos abordados, no fato de ampliar nossos horizontes e na diversidade das visões propostas”, ressalta.

“Estou no cooperativismo há três anos e acredito que me encontrei no que se refere a alinhar minha carreira com meu propósito de vida, que é trabalhar com desigualdade social, e as cooperativas têm uma atuação muito forte neste sentido. Quando soube do Somos Líderes, tive certeza de que era um programa para mim, porque me daria ferramentas e conhecimento para desenvolver meu trabalho no segmento cooperativista”, complementa Camila Duarte, assessora de Governança e Planejamento Estratégico do Sicoob AC Credi, de Governador Valadares.

Compartilhando sua experiência como líder, o presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, participou de um momento de mentoria no decorrer do módulo, falando sobre os números da cooperativa, carreira, liderança e gestão. “Como líder é preciso delegar funções, mas se você delega, você precisa também conferir. Além disso, é possível delegar trabalho, mas não responsabilidade”, frisou.
 
CAPACITAÇÃO COMPLETA

O Somos Líderes é dividido em cinco módulos, cada um realizado em uma cidade diferente, sempre associando a questão da liderança com fatores relevantes como inovação, tendências, contexto cooperativista e organizacional, aspectos sociais e políticos. A iniciativa já passou por Recife (PE), Chapecó (SC), São Paulo (SP) e será finalizada em Brasília (DF).

Além dos encontros presenciais, existe ainda uma série de outras atividades à distância como webinar, podcasts e mentorias. Ao final de cada módulo, é feita uma visita técnica que, em Belo Horizonte, será na sede da MRV Engenharia.

Fonte: Sistema Ocemg

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: