Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Ministério Público Estadual reforça parcerias para o Dia C Goiás

13/08/2019
ministerio-publico-de-goias-reforca-parcerias-para-o-dia-c-goias-141619416.jpeg


O Sistema OCB/SESCOOP-GO terá mais um aliado de peso para reforçar o Dia C Goiás. O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) vai entrar como parceiro na realização de projetos de responsabilidade socioambiental, dentro da campanha do Dia de Cooperar, que devem beneficiar diversas cidades goianas.

No dia 13 de agosto, o presidente do Sistema, Luís Alberto Pereira, recebeu, na Casa do Cooperativismo Goiano, os promotores de Justiça do MP-GO Laura Maria Ferreira Bueno, subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, e André Luís Ribeiro Duarte, coordenador da Área de Políticas Públicas e Direitos Humanos. Na oportunidade, dois projetos foram debatidos para a realização conjunta entre o cooperativismo e o Ministério Público.  

Um deles é o Ser Natureza, já desenvolvido pelo MP-GO. O projeto atua na recuperação das nascentes dos mananciais de abastecimento público dos municípios. A iniciativa é feita por meio da autocomposição, envolvendo os personagens primordiais para que a solução do problema seja alcançada: a comunidade e o poder público (Ministério Público e os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo). 

Por meio do projeto, é feito um trabalho de identificação das nascentes, o cercamento da área e o replantio de mudas, para o reflorestamento do local. Os resultados do esforço de recuperação e proteção das nascentes podem ser vistos em pouco tempo. Segundo Laura Bueno, há casos de municípios que precisavam fazer racionamento de água, ao longo do ano, devido à escassez do recurso nos mananciais, e que, depois de receber o projeto, não tiveram mais problema de água.

"É importante entender que o Ser Natureza não é um projeto de imposição do Ministério Público. O que a gente faz é sensibilizar e envolver a comunidade na ação de recuperação, inclusive ajudando aqueles que têm menos condições, como pequenos produtores rurais", explica a subprocuradora.

Humanização
Outro projeto que deve ser desenvolvido pela parceria entre Sistema OCB/SESCOOP-GO e Ministério Público surgiu durante o encontro na Casa do Cooperativismo Goiano. O promotor André Luís explica que a ideia é unir o trabalho de meio ambiente com a humanização do cumprimento das penas de detentos.

"Queremos fazer com que os reeducandos produzam flores e mudas florestais para serem usadas em plantio e reflorestamento, tanto no Jardim Botânico de Goiânia como em outras áreas de todo o Estado", explica.

André Luís destaca, ainda, que o projeto nascido na Casa do Cooperativismo Goiano será um dos vieses de um projeto piloto que o MP está começando em Goiás, baseado na metodologia das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), que trabalham a humanização do cumprimento das penas.

O presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO destacou, ainda, que ambas as iniciativas que surgiram dessa nova parceria serão levadas para cidades do interior. "Nossa ideia é criarmos núcleos regionais para o desenvolvimento dos projetos, de forma que alcancem cidades do interior, com a parceria das nossas cooperativas. É um trabalho totalmente possível, uma vez que, tanto o Sistema, como o Ministério público, tem capilaridade em todo o Estado", frisa Luís Alberto.

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: