Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Notícias

Ministrio seleciona entidades para apoio ao cooperativismo

11/12/2014
Depois de analisar propostas de entidades de todo o Brasil, os ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA) e  da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) selecionaram seis organizações interessadas em apoiar associações, cooperativas e grupos informais de pescadores e aquicultores.

O edital que selecionou os projetos tem como objetivo de fomentar e fortalecer o cooperativismo e o associativismo na atividade pesqueira. De acordo com o ministro Eduardo Lopes, essas ações são imprescindíveis para o desenvolvimento sustentável do setor.

“A reunião de pescadores e aquicultores familiares viabiliza, entre outros, a implantação de unidades de beneficiamento até sistemas ampliados de comercialização de interesse de todos”, afirma Lopes.

O intuito é promover a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários através de ações de sensibilização e suporte técnico aos processos de organização, formalização e qualificação da gestão de entidades do setor.

O objetivo do edital foi selecionar projetos que visam estimular o associativismo e o cooperativismo nas suas diferentes formas, voltado ao setor pesqueiro e aquícola, por meio de ações de sensibilização e suporte técnico aos processos de organização, formalização e qualificação da gestão de entidades do setor.

O MPA e Mapa pretendem estimular a formação de cooperativas e associações e fortalecer as que já existem através da capacitação de dirigentes, funcionários e associados das organizações.

Serão apoiadas ações voltadas à autogestão de empreendimentos coletivos, com a garantia da autonomia dos pescadores e aquicultores, tendo por base os princípios do associativismo e cooperativismo, bem como da economia solidária.

Outro objetivo é de disseminar preceitos e apoiar a adoção de práticas de sustentabilidade, nas dimensões econômica, social e ambiental.

Dentre as ações previstas estão a realização de reuniões de apresentação, ajustes e validação da proposta aos potenciais beneficiários e seus representantes na área de abrangência do projeto; a disponibilização de assessorias técnicas para acompanhamento contínuo e rotineiro das entidades beneficiadas, com orientações para o aprimoramento do processo de gestão e organização e ainda a elaboração de planos de gestão, de negócios ou equivalentes para as entidades organizacionais assessoradas no âmbito deste edital. (Fonte: Portal Brasil)
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: