Notícias

MME e MTur lanam campanha interna sobre coleta seletiva e uso racional da gua

23/06/2015

 As comissões internas de coleta seletiva solidária dos ministérios de Minas e Energia e do Turismo iniciaram ontem (22) uma campanha sustentável para incentivar a coleta seletiva e o uso consciente da água. A iniciativa marca a Semana do Meio Ambiente, comemorada em conjunto pelos dois ministérios.

A ideia é conscientizar os servidores e colaboradores sobre a economia de recursos, como a água, o papel e os copos de plástico. Ainda nesta semana, os integrantes das comissões irão percorrer as salas para apresentar a campanha e distribuir caixas coletoras para papel reciclado.

Além de cartazes sobre o tema, disponíveis nos andares do prédio, ambos ministérios disponibilizarão uma cartilha virtual que explica o que é a Coleta Seletiva Solidária, ensinando como descartar adequadamente plásticos, pilhas, baterias, cartões e resíduos orgânicos.


Cooperativa


Os integrantes da Comissão de Coleta Seletiva dos ministérios de Minas e Energia (MME) e do Turismo (MTur), e as equipes de limpeza visitaram a sede da Associação Recicle a Vida, em Ceilândia na última quinta-feira. O objetivo foi conhecer o tratamento dado aos materiais recicláveis coletados nos ministérios. A Comissão foi criada em 2006, e a iniciativa se insere no Projeto Esplanada Sustentável.

Entre os materiais disponibilizados pelos ministérios para a instituição estão o papel e copos de plástico. Ambos são recolhidos de modo seletivo, e armazenados para que representantes da associação possam buscá-lo. Além do trabalho de coleta seletiva, a associação também realiza oficinas de costura, serigrafia e atividades de salão de beleza, como ofício de manicure.

Durante a visita, a presidente da Associação, Cláudia Maria Morais, demonstrou o processo de coleta e tratamento dos itens. O material é identificado e selecionado por nichos (papel ou plástico, por exemplo) e, então, segue para ser prensado e vendido.

Na programação da Semana, na sede do MME e MTur, um workshop sobre coleta seletiva foi oferecido à equipe de serviços gerais e limpeza de ambos os ministérios. O curso teve duração de três dias com o objetivo de elevar o nível de conscientização dos grupos em relação ao uso da água e da coleta de materiais recicláveis no prédio. 

 

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: