Notícias

Mulher presidir o Conselho Mundial de Cooperativas de Crdito

15/07/2015
anne-cochran-nova-presidente-do-woccu-76171719.jpg


Um marco histórico para o cooperativismo mundial de crédito foi presenciado nesta semana, durante a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito em Denver, nos Estados Unidos. Pela primeira vez, uma mulher assume a presidência do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito ou Woccu, como é mais conhecido o World Council of Credit Unions. Anne Cochran, presidente da Liga Americana de Crédito do estado da Louisiana, também primeira vice-presidente do colegiado, foi eleita na conferência, promovida pelo Woccu. Embora seu país natal seja a Irlanda, Anne é a representante dos Estados Unidos no Conselho Mundial.
 A notícia soa como um importante reconhecimento à contribuição feminina ao movimento cooperativista global, especialmente neste ano, quando a Aliança Cooperativa Internacional definiu como tema central de suas ações a equidade entre os cooperados.

Integrante de longa data do Woccu, Anne tem atuado em diversas frentes do Conselho, participando de eventos internacionais, algumas vezes, inclusive como porta-voz. Dedica todo o seu tempo a ajudar organizações de cooperativas de crédito a crescer e prosperar. Também faz parte da Rede Global de Mulheres Líderes, cuja missão é desenvolver associações de mulheres ao redor do mundo. Faz parte da lista das 50 americanas mais influentes do país.

Em 2006 foi agraciada com o Prêmio Âncora, conferido pela Fundação Nacional de Cooperativas de Economia e Crédito dos Estados Unidos, por sua força, perseverança e capacidade de liderar e ajudar as cooperativas de crédito a superarem todas as dificuldades advindas do desastre provocado pelo furacão Katrina.

Brasil
O movimento cooperativista brasileiro continua sendo representado no Woccu. Manfred Dasenbrock, presidente da SicrediPar e da Central Sicredi PR/SP/RJ e que também ocupava o cargo de secretário-geral da Woccu assumiu o cargo de tesoureiro do Conselho Mundial.

A delegação brasileira que participa da Conferência Mundial nos Estados Unidos é a maior desde que começou a marcar presença nos debates e na programação do evento. O Sistema OCB tem sido representado pelo coordenador do Conselho Consultivo do Ramo Crédito (Ceco), Celso Regis, também presidente da unidade estadual do Mato Grosso do Sul, e pelos principais dirigentes do setor.

Para Celso Regis, a comitiva brasileira, da qual fazem parte representantes de todos os sistemas e modelos existentes no país está participando das atividades com bastante entusiasmo. “O Brasil está contribuindo com as discussões acerca de temas como inovação, novas tecnologias e, principalmente, com a inserção dos jovens nas cooperativas. Todos os temas trabalhados neste evento da Woccu têm muito a ver com o atual momento das cooperativas no nosso país”, comentou o coordenador do Ceco.

“Para nós, do Sistema OCB, este é um momento ímpar, já que estamos preparando o planejamento estratégico do Sistema Nacional de Credito Cooperativo (SNCC). Está valendo muito a pena. Com certeza teremos fortes subsídios para compor o documento norteador das nossas ações futuras”, finalizou Celso Regis.

Sustentabilidade
O Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito promove o desenvolvimento sustentável das cooperativas de crédito ao redor do mundo. Seus programas de assistência técnica introduzem novas ferramentas e tecnologias para fortalecer o desempenho financeiro das cooperativas de crédito e aumentar o seu alcance. O Conselho Mundial implementou mais de 290 programas de assistência técnica em 71 países. São 57 mil cooperativas de crédito em 103 países, que atendem 208 milhões de pessoas.

Brasil Cooperativo

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: