Notícias

Na Unimed Goinia Cooperado destaque na cozinha

29/03/2016

Quem vê o cirurgião torácico e pneumologista cooperado da Unimed Goiânia, Dr. Albino Alegro Oliveira, de jaleco branco em seu consultório, não diria que ele faz questão de preparar o jantar da família, cozinhando praticamente todos os dias. E ainda se dedica a desenvolver uma receita mais elaborada nos fins de semana em sua casa ou de amigos, inclusive, ele já fez até festa de casamento para amigos, aniversários, festas de fim de ano e outras datas comemorativas, para até 350 comilões como ele mesmo definiu.


Sua história de cozinheiro começou em Vitória, Espírito Santo. "Ajudo na cozinha desde os 10 anos de idade e meu grande incentivador foi o meu vizinho, Antônio Ayres, já falecido, que eu considerava como um segundo pai e até hoje tenho uma relação de irmão com seus 11 filhos. Nunca mais parei, pelo contrário, gosto de cozinhar cada vez mais", contou.


O cooperado é autodidata, nunca fez curso de culinária e, eventualmente, lê artigos especializados em revistas ou assiste aos programas de TV sobre culinária. Sempre procura dar um toque seu nas receitas que encontra, dificilmente segue à risca o que é pedido e acredita que a boa cozinha começa nos ingredientes. Por isso, faz questão de compra-los pessoalmente.


Preocupa-se em realizar receitas mais saudáveis, não abusa do sal e usa muitas ervas. Mas é aberto a vários estilos, incluindo o fast food, que, segundo ele, tem seu lugar e seus admiradores. "Mas os que consomem têm que estarem avisados para não cometerem excessos. Os Food Trucks também estão aí com comidas especiais e gourmet. É lógico que, às vezes, fazemos um prato mais “pesado” a pedido. Gosto de cozinhar qualquer alimento. Refogados, frituras, sopas, paellas. Só não sou muito chegado em comidas assadas, porque gosto de botar a mão na massa e não enfiar dentro do forno e ficar esperando", explicou o cirurgião.


Para o médico, cozinhar para amigos é uma das coisas que mais lhe satisfaz e, além do capricho, vai uma dose de muito amor e carinho. "Se as receitas fazem sucesso? Nunca vi ninguém reclamar, são muitos educados", brinca.


Receita do cooperado


Moqueca Capixaba
Feita na tradicional panela de barro confeccionada pelas paneleiras de Vitória.


Ingredientes:
Robalo ou Badejo em postas
Coentro, tomate (sem sementes) e cebola branca, todos picados.
Azeite, limão, sementes de urucum e sal.

Preparo:
Faça uma cama com as verduras, arrume as postas do peixe (já com o sal) em somente uma camada. Esquente as sementes do urucum no azeite para obter um óleo colorido e despeje em cima do peixe. Cozinhe em fogo bem baixo e acrescente o limão só quase no final. O prato acompanha um pirão que o Dr. Albino aprendeu com sua avó Amanda.



fonte: Ascom Unimed Goiânia


Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: