Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Notícias

Nova legislao deve ajudar cooperativas do Mercosul

28/08/2017

Países do Mercosul deverão criar legislação que dê amparo às cooperativas dos países do bloco para que atuem livremente na região. Em junho deste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de um um passo nessa direção, ao editar a Portaria nº 1.395, que possibilitar às cooperativas brasileiras ampliarem atividades em países do Mercosul, a exemplo do que já havia feito o Uruguai.

O assunto foi discutido, em Curitiba, durante a 43ª Sessão Plenária da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM), na semana passada. O Departamento de Integração e Mobilidade Social (DIMS) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), coordena a seção nacional.

Também está sendo tratada a criação de um Fundo de Promoção de Cooperativas do Mercosul, com o objetivo de viabilizar recursos destinados para desenvolver o cooperativismo e manter a secretaria técnica da RECM, em Montevidéu.

Outro tema gira em torno da obtenção de meios que viabilizem a inserção das cooperativas em novos mercados, com apoio da Reunião Especializada. As principais frentes de atuação de grupo de trabalho a ser criado serão: mapear possíveis parcerias entre cooperativas em região de fronteira; organizar missões comerciais de cooperativas do Mercosul, participar de eventos internacionais de comércio, além de trabalhar para o acesso conjunto a mercados.

A plenária foi iniciada na quarta-feira (23), quinta-feira os participantes acompanharam debates do 5º Fórum de Agricultura da América do Sul, realizado no Museu Oscar Niemeyer. De acordo com o diretor do Departamento de Integração e Mobilidade Social, da Secretaria de Mobilidade, do Produtor Rural e do Cooperativismo, Juarez Távora, que participa do evento, um dos objetivos do RECM, é promover o desenvolvimento e fortalecimento das relações de integração e do cooperativismo no âmbito do bloco econômico.

Fonte: Ministério da Agricultura

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: